Polícia realiza partida de futebol como combate ao crime organizado em Teresina
Ação foi coordenada pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACO)
A Polícia Civil do Piauí (PC-PI), por meio do Departamento de Repressão às Açōes Criminosas Organizadas (DRACO), realizou, neste domingo (29/10) uma partida de futebol no bairro Parque Universitário, localizado na zona Leste de Teresina, com a comunidade local, como uma ação social que visa o combate ao crime organizado.
O delegado Charles Pessoa contou ao Conecta Piauí que a ação mostra que tanto a Polícia Civil quanto a Secretaria de Segurança Pública (SSP) estão se articulando para combater o crime organizado em Teresina de outras formas, além de operações de repreensão. "Aqui tem a visão de prevenção e demonstrar que a SSP e a Polícia Civil estão preocupadas muito mais do que apenas com as ações repreensivas. Ações sociais preventivas, a exemplo dessa, são fundamentais para esse processo de combate às facções criminosas", diz.
Charles Pessoa ainda afirmou que ações como essa serão cada vez mais frequentes. "Estamos aqui no Parque Universitário promovendo esse jogo de futebol com a comunidade, demonstrando realmente que a SSP, com essa nova metodologia de atuar no combate à criminalidade de forma geral, vai desenvolver diversas ações como essa. Esse acompanhamento tem um reflexo muito grande no combate à criminalidade organizada", explica.
Para o morador Samuel Sousa, que jogou no time do bairro, a ação é gratificante. "A gente está recebendo a Draco aqui na comunidade, onde a gente sabe que hoje em dia a criminalidade está alta entre os jovens. Então é importante ele estar fazendo parte desse projeto aqui, juntamente conosco, da comunidade de Piçarreira e Parque Universitário, e trazendo os jovens para o esporte", disse.
Samuel destacou também a importância do esporte. "O esporte sempre tira os jovens do mundo das drogas e tudo mais. Então é importante esse trabalho nas comunidades para estar fazendo essas ações, porque hoje em dia os jovens tomem outra consciência dos fatos", finalizou.
A partida encerrou em 1x0 para o time do Draco, com gol marcado no final do primeiro tempo. O destaque foi o delegado Charles Pessoa, que defendeu um pênalti.
MAIS FOTOS: