Câmeras do SPIA foram decisivas para identificar autores de sequestro em Teresina
O monitoramento auxiliou na identificação do veículo usado no crime, um carro de aplicativo roubadoO sistema de videomonitoramento SPIA, ferramenta estratégica da Secretaria de Segurança Pública do Piauí em integração com a área de Governo do Estado, teve papel fundamental na rápida identificação dos suspeitos envolvidos no sequestro relâmpago do ex-secretário municipal Alessandro Eulálio, ocorrido na manhã desta segunda-feira (29/12), em Teresina. Uma mulher já foi presa.
Imagens captadas pelo SPIA revelaram a movimentação de um homem e uma mulher diretamente ligados à ação criminosa, permitindo à polícia reconstruir o trajeto utilizado pelos suspeitos desde a zona Norte até a zona Leste da capital. O monitoramento auxiliou na identificação do veículo usado no crime, um carro de aplicativo roubado horas antes, e no deslocamento após a liberação da vítima.
Horas depois do sequestro, Alessandro Eulálio foi localizado na zona Norte da cidade. Em depoimento, ele relatou que foi obrigado a realizar uma transferência de aproximadamente R$ 20 mil durante o período em que esteve sob poder dos criminosos. A Polícia Civil apura se o valor foi efetivamente transferido e se houve outras transações realizadas sob coação.
Segundo a Polícia Militar, os criminosos invadiram a residência do ex-secretário no bairro de Fátima, na zona Leste, renderam familiares e aproveitaram a chegada de uma funcionária para executar a ação. Três pessoas participaram diretamente do crime, sendo dois homens e uma mulher. Além do dinheiro, objetos como notebooks, celulares e televisores foram levados do imóvel.
O delegado Walter Cunha, responsável pela investigação, informou que o carro de aplicativo foi utilizado tanto no deslocamento da vítima quanto na fuga do grupo após o abandono de Alessandro Eulálio na zona Norte. Cerca de 40 minutos após o início da ocorrência, equipes policiais localizaram a vítima e o motorista do aplicativo, que foram encaminhados à delegacia para prestar esclarecimentos.
A investigação segue em andamento, com apoio direto das imagens do SPIA, considerado uma das principais ferramentas de inteligência da segurança pública estadual para elucidação de crimes, rastreamento de suspeitos e resposta rápida a ocorrências de maior gravidade na capital e no interior do Piauí.
VEJA O VÍDEO: