Delegado detalha operação de desocupação e prisões de faccionados em Teresina
Nas ações, um número reduzido de prisões foi registrado, se tratando de membros de uma facçãoO coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), delegado Charles Pessoa, detalhou o resultado da Operação Retomada 2 – DRACO 214, deflagrada na manhã desta quinta-feira (22/05), no bairro Torquato Neto, zona Sul de Teresina. Nas ações, um número reduzido de prisões foi registrado, se tratando de membros de uma facção criminosa.

Segundo o delegado, os alvos da operação são criminosos responsáveis por intimidar moradores a realizar a ocupação de imóveis na região como forma de mostrar uma dominação por membros de uma facção criminosa. Por se tratar de um desdobramento de uma ação policial anterior, há o destaque pela redução das prisões no local que já conduziu outros faccionados.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.
“Nos deparamos, encontramos o que a gente esperava, locais que antes eram ocupados por membros envolvidos com facções criminosas, mas hoje estavam vazios. Então, é sinal que esse trabalho tem sido eficiente, que é um termômetro, é uma quantidade relativamente baixa de prisão em comparação com a primeira operação, então isso é um reflexo da eficiência desse trabalho do Pacto pela Ordem aqui na região do Torquato Neto”, destacou Charles Pessoa.

Durante a Operação Retomada, um suspeito de envolvimento com facção criminosa ainda permanecia no local, porém, conforme as investigações, o indivíduo foi localizado e preso. As ações anteriores tiveram o estopim após a residência de um policial militar ter sido alvo de disparos de arma de fogo como forma de intimidação, represada pela Operação DRACO 211.

Segundo a Secretaria de Segurança, a Operação Retomada 2 faz parte de um esforço estratégico do Governo do Estado, dentro do programa Pacto pela Ordem, para enfraquecer as bases do crime organizado e reforçar a segurança pública nas áreas mais afetadas pela criminalidade em Teresina.