Julgamento do acusado de matar idosa com pés amarrados é marcado em Teresina
O indivíduo já atirou contra a própria filha em uma outra ocasiãoFrancisco Firmino de Assis, de 44 anos, acusado de assassinar a namorada Maria de Jesus dos Santos, de 73 anos, vai passar por audiência de instrução no dia 10 de fevereiro, às 12h30. O crime aconteceu no dia 21 de outubro, quando a vítima foi encontrada com mãos e pés amarrados dentro de sua residência, na zona Norte de Teresina.

O juiz Muccio Miguel manteve a prisão preventiva do acusado até a realização da audiência, justificando a decisão com base na gravidade do crime e na necessidade de preservar a ordem pública. "Há fortes indícios acerca da autoria e materialidade dos crimes narrados na denúncia. As circunstâncias em que o crime foi praticado contra a vítima indicam a necessidade de custódia", declarou o magistrado.
A defesa de Francisco Firmino argumentou pela ausência de justa causa, alegando que não existem provas concretas sobre a materialidade do crime e que a confissão do acusado foi obtida sob coerção. No entanto, o parecer do Ministério Público do Piauí, assinado pelo promotor Ubiraci Rocha, rechaçou essa tese.
"O depoimento inicial foi colhido em conformidade com a lei, e não há qualquer evidência de violação de direitos fundamentais. Trata-se de um crime de extremo dolo e crueldade, revelando a ausência de qualquer respeito à vida humana por parte do acusado", destacou o promotor.

A audiência deverá contar com a presença de testemunhas punhadas pela acusação e pela defesa, além do interrogatório do réu. Na sequência, os debates serão realizados.
Relembre o caso
A idosa Maria de Jesus dos Santos, de 73 anos, com quem o criminoso mantinha um relacionamento amoroso, foi encontrada com as mãos e pés amarrados, na zona Norte de Teresina. Francisco foi preso na noite desta quarta-feira 23 de outubro de 2024. Contra ele já havia um mandado de prisão em aberto.
O indivíduo já havia tentado matar a própria filha. O homem respondia pelo crime de tentativa de homicídio e estava em liberdade condicional.

Em 2015, ele atirou contra a filha que, na época, era uma adolescente de 15 anos, no bairro Dirceu Arcoverde, zona Sudeste de Teresina. Ela voltava da escola quando foi abordado pelo pai, que a obrigou a entrar em um carro. A adolescente fugiu e, ao se aproximar do apartamento de sua avó, foi baleada por disparos efetuados por Francisco.
Veja o vídeo: