Operação mira esquema de rifas ilegais e lavagem de dinheiro em Água Branca
O principal alvo utilizava redes sociais para divulgar sorteios clandestinos e promover plataformasA Polícia Civil do Piauí realizou, nesta quinta-feira (13/11), uma operação para desarticular um esquema de rifas ilegais e lavagem de dinheiro na cidade de Água Branca. A ação, coordenada pela Delegacia Seccional do município, integra as atividades do Pacto Pela Ordem, programa da Secretaria de Segurança Pública voltado ao enfrentamento da criminalidade em todo o estado.
As investigações apontam que o principal alvo da operação utilizava redes sociais para divulgar sorteios clandestinos e promover plataformas de apostas ilegais. Além disso, ostentava bens de alto valor incompatíveis com sua renda declarada, o que levantou suspeitas de ocultação de patrimônio.
Com base nas apurações, a Justiça autorizou mandados de busca e apreensão, sequestro de um veículo de luxo, retirada de perfis do investigado das redes sociais e análise de dados eletrônicos. Durante o cumprimento das medidas, os agentes apreenderam um automóvel de alto padrão e uma motocicleta modelo Sahara 300.
De acordo com a Polícia Civil, o inquérito investiga crimes de divulgação de jogos de azar, associação criminosa, estelionato, lavagem de capitais e infrações contra as relações de consumo.
O superintendente de Operações Integradas da SSP-PI, delegado Matheus Zanatta, destacou que o trabalho conjunto das forças de segurança tem sido essencial para o combate a esse tipo de prática.
“Essas operações demonstram a capacidade de investigação e resposta das forças de segurança do Piauí. Estamos atuando firmemente para desarticular esquemas de jogos ilegais e combater a lavagem de dinheiro que financia outras práticas criminosas no estado”, afirmou o delegado.
A operação contou com o apoio da Superintendência de Operações Integradas (SOI) e tem como objetivo principal interromper as atividades criminosas e proteger a população, especialmente jovens e pessoas mais vulneráveis.