PF cumpre mandados contra grupo que emitia diplomas falsos no PI, MA e TO
Para interromper as atividades criminosas, foram expedidos 16 mandados de busca e apreensãoA Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quarta-feira (21/02) a Operação Mendacius, para o cumprimento de mandados de busca e apreensão nos municípios de Buriticupu (MA), Santa Inês (MA), Imperatriz (MA), Teresina (PI) e Porto Nacional (TO). A operação tem como finalidade combater um grupo criminoso envolvido na oferta irregular de cursos de nível superior e emissão de diplomas falsos.
A operação se concentrou na desarticulação de um consolidado esquema ilegal instalado no estado do Maranhão e imediações, voltado à oferta de cursos de graduação por faculdades sem credenciamento e autorização do MEC, com a emissão de diplomas falsos, utilizados posteriormente em requerimentos de registro profissional junto aos Conselhos Profissionais.
- Receba Notícias do Conecta Piauí pelo Whatsapp
- Confira tabelas e resultados dos principais campeonatos.

Segundo apurado, os dirigentes destas Instituições de Ensino Superior (IES) clandestinas anunciavam a oferta de cursos de ensino superior de forma irregular, alegando possuírem “parcerias/convênios” com faculdades credenciadas pelo Ministério da Educação, que viriam a expedir os diplomas de graduação ao final dos cursos.
Assim, inúmeros alunos foram enganados, acreditando estudarem em cursos de graduação regulares, que lhes dariam direito à diplomação e possibilitaria o exercício profissional, quando, na verdade, tratava-se de um esquema fraudulento.
A rede criminosa está sendo investigada pela prática de delitos como estelionato, falsificação de documento público, falsidade ideológica, uso de documento falso, crime contra as relações de consumo, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem chegar a 45 anos de reclusão.
Para interromper as atividades criminosas, foram expedidos 16 mandados de busca e apreensão em residências e faculdades envolvidas, cumpridos nos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins.
Além disso, a ação resultou no arresto de bens, com bloqueio de valores em contas bancárias e indisponibilidade de veículos e imóveis, como forma de assegurar o ressarcimento aos lesados.
Durante o cumprimento dos mandados foi realizada, ainda, a prisão em flagrante de um dos alvos por posse irregular de arma de fogo.
Conduzida pela equipe da Delegacia de Combate a Crimes Fazendários - DELEFAZ, a Operação Mendacius contou com a participação de 50 policiais federais dos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins.