Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Plantão Policial

Notícias sobre casos policiais no Piauí

SSP realiza devolução de 400 celulares em Teresina e ganha destaque internacional

Ação contou ainda com a presença de representantes de 11 unidades federativas do país

A Secretaria Estadual de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Superintendência de Operações Integradas (SOI), realizou a restituição de 400 aparelhos celulares provenientes de furtos e roubos ocorridos no estado do Piauí nesta quinta-feira (13/06). A ação contou com a presença de representantes de 11 Estados da federação e ganhou destaque internacional.

Foto: Joseph Silva / Conecta PiauíEntrega de celulares na SSP nesta quinta-feira (13)
Entrega de celulares na SSP nesta quinta-feira (13)

O superintendente de Operações Integradas, delegado Matheus Zanatta, conversou com o Conecta Piauí e explicou como a localização dos celulares e vítimas foi realizada. "As vítimas foram notificadas via aplicativo de mensageria, que é por WhatsApp. Nós também lançamos um edital de convocação nas nossas redes sociais e também no site da Secretaria", diz.

O delegado conta que o projeto vem se destacando no cenário nacional por sua eficácia na diminuição no número de crimes de roubo de celulares no Estado. "Hoje o Piauí está escrevendo uma página no cenário nacional, na área da segurança pública, com esse projeto, que é pioneiro e se tornou nacionalmente conhecido pela sua eficácia, tanto na apreensão de celulares, como na redução da criminalidade. Nesses 5 primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, nós já estamos com uma redução de quase 42% no roubo de celulares. De quase 200% na apreensão de celares. Hoje nós estamos recebendo a visita de 11 estados da federação que vieram acompanhar em loco o nosso projeto", conta.

Foto: Eduardo Amorim / Conecta PiauíDelegado Matheus Zanatta
Delegado Matheus Zanatta

Zanatta destaca ainda que a atuação da SSP tem ganhado atenção internacional. "Nós ficamos felizes por ser referência não só no Brasil, mas também em âmbito internacional, porque o Ministério Público da Argentina também nos procurou e quer acompanhar o nosso projeto celular in loco [presencialmente]", fala.

O Coronel Wagner Santos é diretor do Departamento de Inteligência da Secretaria de Segurança do Estado do Paraná e foi um dos representantes dos 11 Estados que estiveram presentes na ação da SSP-PI. Ele conta ao Conecta Piauí que teve conhecimento das ações da Secretaria de Segurança Pública do Piauí em  uma reunião dos chefes de inteligência dos estados, em Brasília, onde foi feita a exposição das ações de restituição de celulares, lideradas por Matheus Zanatta.

"Eu levei essa situação até o nosso secretário e despertou o interesse dele, pedindo para que nós viéssemos aqui nesse evento da entrega dos celulares para nós conhecermos melhor esse projeto, visando daí implementá-lo no nosso estado. Porque esse projeto aqui é um projeto piloto, um projeto pioneiro no estado, no cenário nacional. Então nós pretendemos adaptá-lo à nossa realidade no nosso estado e implementá-lo", explica.

Foto: Eduardo Amorim / Conecta PiauíCoronel Wagner Santos, diretor do Departamento de Inteligência da Secretaria de Segurança do Estado do Paraná
Coronel Wagner Santos, diretor do Departamento de Inteligência da Secretaria de Segurança do Estado do Paraná

Sobre as visitas de representantes de outros estados, o delegado da Polícia Civil do Piauí, Yan Bryner, explica ao Conecta Piauí que há uma troca de experiências entre as polícias estaduais das unidades federativas do Brasil. "Essas experiências são frutos de uma integração entre as polícias estaduais. Aqui a gente acaba não só mostrando nosso projeto para eles, como também aprendendo um pouco nessa troca. Então, por exemplo, o que a gente almeja. Médio prazo, é a criação de um banco nacional de celulares roubados, pra gente ter um cadastro único pra que todos os estados consumam do mesmo banco, de modo que a gente possa verificar também que celulares roubados de outros estados que estejam aqui no Piauí, como também recuperar celulares roubados aqui no Piauí que estejam em outros estados", elucida.

Foto: Eduardo Amorim / Conecta PiauíDelegado da Polícia Civil do Piauí, Yan Bryner
Delegado da Polícia Civil do Piauí, Yan Bryner

A operadora de caixa Maria dos Milagres esteve na sede da SSP para receber o celular da filha e conversou com o Conecta Piauí sobre a atuação da secretaria. "Ele foi um presente de aniversário para minha filha, que foi furtado no mês de fevereiro, mas estou muito feliz que hoje estou recebendo de volta e ela pode adquirir um bem que foi tão especial. É tão difícil para a gente conseguir um bem desse, para ser roubado, para ser furtado e temos a certeza de que a gente pode adquirir o de volta nos traz uma esperança. Eu estou muito feliz com esse trabalho", conta.

Foto: Eduardo Amorim / Conecta PiauíMaria do Socorro
Maria dos Milagres

Veja o vídeo:
 

Comente