Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Plantão Policial

Notícias sobre casos policiais no Piauí

Suspeito de aplicar golpe do 'falso advogado' é preso na zona Sul de Teresina

Segundo investigações, o homem prometia benefícios previdenciário falsos para induzir empréstimos
Plantão Policial

Um homem identificado como Luiz Henrique da Cunha Cardoso, de 20 anos, foi preso na tarde de domingo (05/10), no bairro Promorar, Zona Sul de Teresina, suspeito de aplicar golpes de estelionato em diferentes cidades do Maranhão. Entre os crimes investigados, está o chamado “golpe do falso advogado”, que tinha como principais alvos idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade.

Foto: Reprodução/PC-MASuspeito de aplicar golpe do 'falso advogado' é preso na zona Sul de Teresina
Suspeito de aplicar golpe do 'falso advogado' é preso na zona Sul de Teresina

De acordo com as investigações, o suspeito prometia benefícios previdenciários falsos para induzir as vítimas a realizar empréstimos em seus próprios nomes. Após as transações, elas ficavam com dívidas e prejuízos financeiros.

Luiz Henrique possuía dois mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça do Maranhão, nas cidades de Dom Pedro e Eugênio Barros. Durante a operação, também foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em endereços ligados a ele.

A prisão foi resultado de uma ação conjunta entre o Grupo de Pronto Emprego do Maranhão (GPE), a 24ª Delegacia de Polícia Civil e o 22º Batalhão da Polícia Militar do Piauí. O suspeito foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Teresina.

Como funciona o golpe

O golpe, que tem se tornado cada vez mais comum, utiliza informações pessoais das vítimas, como nome completo e CPF, e até fotos reais de advogados para criar perfis falsos e ganhar credibilidade. Os golpistas enviam documentos forjados, alegando o fim de um processo judicial, e solicitam pagamentos para liberar supostas indenizações. Após o depósito, as vítimas são bloqueadas.

Para combater esse tipo de crime, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Piauí, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), lançou o canal “OAB Alerta Já”, disponível pelo WhatsApp (86) 3142-5856. O serviço permite que vítimas e advogados denunciem tentativas de golpe e confirmem o registro de ocorrência diretamente pelo aplicativo.

Comente