Bairro de Teresina vira um verdadeiro lixão e moradores cobram ação da prefeitura
Moradores do Água Mineral cobram ações da gestão e criticam quem insiste em jogar lixoNo bairro Água Mineral, na zona Norte de Teresina, moradores denunciam a transformação de áreas públicas em verdadeiros lixões a céu aberto. O problema, segundo a comunidade, é resultado da soma entre o descarte irregular de lixo por parte da população e a ausência de fiscalização contínua por parte do poder público.
Próximo a escolas e residências, o acúmulo de resíduos inclui restos de poda, entulho e lixo doméstico, o que tem provocado mau cheiro, presença de urubus e riscos à saúde. Um morador relatou a situação vivida diariamente no local e afirmou que, embora a Prefeitura realize a limpeza, o problema se repete logo em seguida.
“Olha aqui a situação que nós estamos vivendo no bairro Água Mineral. É lixão, aqui do lado de escolas. Ali um carroceiro jogando lixo, jogando galhas de pau. E a situação é essa aqui, a Prefeitura limpa, né? A Prefeitura limpa e pessoas e carroceiro jogam bagulho, jogam lixo”, disse.
O morador também destacou que o odor é intenso e que a área se tornou insalubre. “Tá uma fedentina horrível. Muita fedentina, urubus, então vamos tomar uma providência”, afirmou.
Apesar de reconhecer o trabalho de limpeza realizado pelo município, ele defende medidas mais rigorosas. “Eu sei que a prefeitura tá atuando, mas precisa atuar no caso de fiscalização. É preciso que a Prefeitura tome uma medida mais drástica, comece a punir esse pessoal que está jogando material ao pé desse muro”, cobrou.
Ainda segundo o relato, carroceiros também estariam entre os responsáveis pelo descarte irregular. “As pessoas dizem que carroceiro não joga, mas jogam lixo sim. Já é o segundo carroceiro que eu encontro hoje”, concluiu.