Cansados de esperar pela prefeitura, moradores de Teresina realizam coleta de lixo
No bairro Mafrense, população utiliza uma van para realizar a coleta do material de ruas e avenidasMoradores de vários bairros de Teresina têm relatado atrasos significativos e a ausência total do serviço de coleta de lixo desde a última segunda-feira (18/08). A cidade acumula lixo nas ruas e avenidas e, mais uma vez, o assunto vira pauta e problema para os moradores.
Cansados de esperar por uma ação efetiva da Prefeitura de Teresina, na gestão de Silvio Mendes, moradores começaram a tomar atitudes por conta própria. É o caso de moradores do bairro Mafrense, zona norte da capital, que se reuniram para coletar o lixo do bairro. Uma van é utilizada para o recolhimento do material.
Vídeos gravados pelos próprios moradores registram o trabalho realizado.
Em nota, a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) informou que notificou o Consórcio EcoTeresina, responsável pelo serviço, sobre as falhas. A empresa municipal reiterou a acusação de que as empresas do consórcio estariam desligando o GPS dos caminhões, dificultando o monitoramento.
Como solução emergencial, a Justiça do Piauí autorizou a Prefeitura de Teresina a contratar novas empresas para realizar a limpeza pública. A decisão, assinada pelo desembargador Aderson Nogueira, visa evitar um possível "colapso sanitário" na cidade. A previsão é que os novos serviços comecem a operar apenas em setembro.