Paciente relata abandono e expõe descaso no Hospital do Monte Castelo
Instabilidade no sistema impede internações e transferências de pacientes há cerca de 24 horasPacientes que buscam atendimento no Hospital Doutor Miguel Couto, conhecido como Hospital do Monte Castelo, em Teresina, denunciaram ao Conecta Piauí a falta de internet na unidade, situação que já dura cerca de 24 horas e tem impedido procedimentos essenciais, como internações e a regulamentação para transferência a outros hospitais.
Entre os relatos está o de um paciente com problemas cardíacos graves, incluindo três veias obstruídas, que veio do município de Oeiras em busca de atendimento especializado. Desde a última quarta-feira, ele permanece na unidade sem conseguir ser internado ou encaminhado para outra unidade de saúde, justamente por conta da impossibilidade de realizar a regulamentação no sistema.
Sem vagas disponíveis, o paciente está sozinho, sem acompanhante, e passou dias acomodado na recepção do hospital. Segundo ele, a falta de espaço impossibilitou até mesmo a permanência de um familiar.
De acordo com os relatos, o fluxo de médicos e profissionais de enfermagem ocorre normalmente, sem redução de equipes ou ausência de servidores. O principal entrave apontado é exclusivamente a instabilidade no serviço de internet, que paralisa o sistema de regulação e, consequentemente, impede internações, transferências e o avanço no tratamento dos pacientes.
A reportagem buscou informações junto à Fundação Municipal de Saúde (FMS) sobre a falta de internet no Hospital do Monte Castelo e as providências adotadas para normalizar o serviço, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.