Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Tribuna do Povo

Este é o espaço para manifestação do povo no portal Conecta Piauí, com o repórter Tiago Moura! Mande sua denúncia para o nosso WhatsApp: (86) 99934-0013.

População denuncia situação precária do Hospital Buenos Aires em Teresina

Hospital não teria itens básicos para atendimento como soro, equipos ou mesmo analgésicos

Na tarde desta terça-feira (16/04), populares buscaram o Conecta Piauí para fazer um denúncia sobre a situação do Hospital Municipal do Buenos Aires, situado na zona Norte de Teresina. Janaína, uma dona de casa desempregada, expôs uma situação alarmante: sua neta, com apenas um mês e seis dias de vida, está internada na unidade de saúde com pneumonia. Entretanto, o hospital enfrenta uma grave escassez de antibióticos essenciais para o tratamento da criança, além de não realizar transferências para outros hospitais.

Foto: Tiago Moura/Conecta PiauíPopulação denuncia situação precária do Hospital Buenos Aires em Teresina
População denuncia situação precária do Hospital Buenos Aires em Teresina

Janaína, visivelmente angustiada, implorou por ajuda, destacando a agonia de diversas famílias na mesma situação. "Minha netinha está no Hospital do Buenos Aires há três dias, esperando uma vaga em outro hospital, pois aqui não há antibióticos para ela nem para outras crianças. Por favor, nos ajudem. Minha netinha tem apenas um mês e seis dias. Estamos todas esperando há dias por transferências para outros hospitais. Por favor, ajudem essas crianças", suplicou.

A situação descrita por Janaína é ainda mais grave ao relatar a falta não apenas de antibióticos, mas também de itens básicos para o atendimento médico, como soro, equipo e até mesmo dipirona. A falta de material de acesso para a aplicação de medicação também foi mencionada, agravando a preocupação com a qualidade do cuidado prestado às pessoas internadas.

Foto: Tiago Moura/Conecta PiauíAllana Maria e seus pais
Allana Maria e seus pais

Allan Kardec, pai de Allana Maria, uma criança de 11 meses, também compartilhou sua frustração, indicando que sua filha foi diagnosticada com uma bactéria, embora não tenha recebido um diagnóstico preciso das autoridades médicas.

"Minha filha passou por uma série de exames onde diagnosticaram como infecção urinária, o que não era o caso e em mais um exame de sangue, constataram que seria infecção bacteriana, mas sem um diagnóstico exato. Aí agora estão dando um medicamente pra minha filha que não está fazendo efeito nenhum" disse o pai.

Foto: Tiago Moura/Conecta PiauíAlmir Martins
Almir Martins

A mãe de Almir Martins faz parte da lista dos mais de 100 pacientes que estão no aguardo de uma transferência para um leito de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Segundo Almir, mesmo com decisão judicial, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) recusa a fornecer um leito para a paciente.

"Foi instaurado um corredor da morte aqui em Teresina. Minha mãe está na lista de espera dos mais de cem pacientes aguardando transferência para um leito de UTI e ainda por conta de um erro médico, já que ela estava acordada e entrou em coma após tomar medicamento aplicado pela equipe médica. Mesmo com decisão judicial, a Fundação Municipal de Saúde se recusa a transferir minha mãe para um leito adequado" relata o homem.

Confira o vídeo:

Comente