Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Tribuna do Povo

Este é o espaço para manifestação do povo no portal Conecta Piauí! Mande sua denúncia para o nosso WhatsApp: (86) 99951-4189.

Pacientes denunciam ar-condicionado quebrado e calor em hospital de Teresina

"Os pacientes estão trazendo ventiladores de casa”, relatou uma acompanhante
Tribuna do Povo

Pacientes e acompanhantes denunciaram nesta quarta-feira (22/10) a falta de ar-condicionado nas enfermarias do Hospital Mariano Gaioso Castelo Branco, onde pessoas acamadas, idosos e pacientes oncológicos estão sendo atendidos em ambiente fechado e com altas temperaturas. A situação é relatada como insustentável, principalmente durante o período da tarde, quando o sol incide diretamente nas janelas.

De acordo com uma acompanhante, o problema persiste desde o dia 11, data em que ela deu entrada no hospital. “Já pedimos solução ao serviço social e até agora nada. Os pacientes estão trazendo ventiladores de casa para conseguir suportar o calor”, relatou.

Outra acompanhante, que também tem familiar acamado, reforçou a preocupação. “Meu pai entrou ontem à noite e já precisou de ventilador trazido de casa. Tem gente aqui que não pode nem se levantar da cama.”

Foto: ReproduçãoTeresina: pacientes denunciam calor extremo e falta de ar-condicionado em hospital
Teresina: pacientes denunciam calor extremo e falta de ar-condicionado em hospital

Nas imagens gravadas pelos acompanhantes e autorizadas pelos pacientes, é possível ver equipamentos improvisados nas enfermarias, enquanto pessoas debilitadas tentam suportar o calor.

Os denunciantes afirmam que a unidade não apresentou previsão de conserto ou alternativa adequada para garantir condições mínimas de conforto e segurança aos internados. O grupo classifica a situação como “descaso com quem mais precisa”.

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina emitiu uma nota de esclarecimento sobre o caso, confira:

Nota de Esclarecimento

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa que os aparelhos de ar-condicionado do Hospital Mariano Gayoso Castelo Branco são equipamentos antigos que atualmente estão passando por manutenção realizada por empresa técnica especializada.
Durante esse processo, alguns aparelhos foram considerados inservíveis.

Para solucionar a situação, está em andamento o processo licitatório para a aquisição de novos equipamentos, com o objetivo de melhorar a infraestrutura e garantir mais conforto aos usuários e profissionais de saúde.

Comente