Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Outros Canais

Site da UFPI sofre ataque hacker e fica fora do ar

O site foi tirado do ar na por volta das 7h25 da manhã desta quarta-feira (08/05)

O site da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi hackeado. A página posta várias mensagens de ódio com críticas ao Governo Federal e à estudantes. Quem tentou acessar a página oficial na manhã desta quarta-feira (08/05) se deparou com uma tela preta e várias frases ofensivas.

Foto: Conecta PiauíSite da UFPI é hackeado com críticas ao Governo Federal e  estudantes da instituição
Site da UFPI é hackeado com críticas ao Governo Federal e estudantes da instituição

“UÉ SEUS FILHOS DA P*T*, O AMOR NÃO TINHA VOLTADO!!!!!???? NÃO ERA O BOZO QUE TINHA SUCATEADO A EDUCAÇÃO??? OXXXENTE ENGOLE O CHORO E FAZ O L CAMB*DA DE ARR*MB*DO KKKKKKKKKKK”, diz uma parte do texto.

Ao pesquisar "UFPI" no sistema do Google, a página mostra o domínio do perfil do hacker que se identifica como tr4shindex. O site foi tirado do ar na por volta das 7h25 da manhã desta quarta.

A superintendente do STI-UFPI, Clédjan Torres da Costa, destacou ao Conecta Piauí que a Polícia Federal irá investigar o caso.

"A nossa equipe retirou a página da UFPI do ar, e estão trabalhando nela para gerar um artefato para que seja preservado o ambiente da forma como ele está e esse artefato vai ser enviado para a Polícia Federal, para as investigações. Feito esse procedimento, a página vai ser trabalhada aqui internamente, ser feita algumas validações, checagens, atualizações, para que a gente consiga restabelecer o serviço. Mas eu ainda não tenho uma previsão de conclusão", disse. 

Enfermeiro morre vítima de acidente após passar por quebra-molas em Esperantina

O acidente aconteceu por volta das 23h e causou grande comoção na cidade

O enfermeiro Francisco das Chagas Araújo Barros, mais conhecido como Pachico Barros, de 56 anos, morreu vítima de um acidente de moto na noite deste domingo (05/05), na cidade de Esperantina.

Foto: ReproduçãoVídeo flagra momento em que enfermeiro morre vítima de acidente em Esperantina
Vídeo flagra momento em que enfermeiro morre vítima de acidente em Esperantina

Em imagens divulgadas nas redes sociais é possível ver que Pachico estava na motocicleta, e ao passar pela lobada, na rua Jerônimo do Monte Furtado, no Bairro Nova Esperança, nas proximidades da Francol, ele perde o controle da motocicleta e cai.

O acidente aconteceu por volta das 23h e causou grande comoção na cidade. Ele trabalhava atualmente no Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman.

Professores declaram guerra a sindicato contra descontos para advogados no MA

Desconto pode abocanhar algo em torno de 400 milhões dos professores e entregar aos advogados
Redação

Nunca na história a diretoria do Sinproesemma, o sindicato dos professores da rede estadual de ensino do Maranhão esteve tão desgastada junto a categoria como atualmente. A posição da entidade a favor dos advogados que buscam na justiça descontos nos precatórios do FUNDEF  de 15% para seus honorários, tem revoltado muitos professores do estado.

Foto: ReproduçãoSegunda-feira (06) professores fizeram protesto próximo ao Palácio dos Leões, em São Luís, contra os descontos de 15% de horários a advogados e condenaram o comportamento do Sinproesemma
Segunda-feira (06) professores fizeram protesto próximo ao Palácio dos Leões, em São Luís, contra os descontos de 15% de horários a advogados e condenaram o comportamento do Sinproesemma

O desconto pode abocanhar algo em torno de 400 milhões dos professores e entregar aos advogados.

Por conta dessa situação, muitos filiados ao sindicato estão defendendo se desfiliar da entidade. A desfiliação pode acontecer em massa e até falir o sindicato.

A situação segue em disputa judicial e o Secretário Estadual da Educação e vice-governador Felipe Camarão entrou na luta a favor dos professores. Ele apresentou recursos no Supremo Tribunal Federal pedindo a derrubada da decisão judicial do ministro Nunes Marques que favorece o pagamento dos 15% aos advogados e prejudica os professores. Por conta dessa guerra judicial, os pagamentos que seriam feitos nesta semana aos professores foram adiados pelo governo estadual que tenta derrubar o bloqueio do ministro Nunes Marques no STF.

A intenção do governo estadual é resolver a situação e pagar a parcela do Fundef aos professores do Maranhão na próxima semana, mas por enquanto ainda segue valendo a decisão do ministro Nunes Marques.

O professor do estado pode consultar clicando aqui para saber quanto tem a receber. O valor está atualizado com a decisão do ministro do STF, ou seja, com os indesejados descontos de 15% que o governo tenta mudar até a próxima semana.

Empresário é assassinado a tiros e polícia prende dois suspeitos no Piauí

Vítima vinha tendo animais furtados pelos suspeitos, que foram detidos para averiguação

Um empresário identificado como Raimundo Pereira de Lima Filho, de 53 anos, foi assassinado a tiros na manhã desta segunda-feira (06/05) em seu estabelecimento, no município de Campo Maior. Segundo informações da Polícia Militar (PM) concedidas ao portal Campo Maior em Foco, Zé Raimundo, como era popularmente conhecido, saiu de casa às 5h30, quando foi atingido por pelo menos três disparos de arma de fogo. Ele era proprietário do Parque de Vaquejadas Vila Papi.

Foto: ReproduçãoEmpresário foi morto a tiros nesta segunda-feira (06)
Empresário foi morto a tiros nesta segunda-feira (06)

De acordo com informações do Portal de Campo Maior, esposa do empresário conta que o mario saiu de casa avisando que iria trabalhar na comunidade Borracha, em Jatobá do Piauí, mas que 20 minutos após se despedirem, a mulher ouviu o som dos disparos. Alguns minutos depois, um amigo da família a avisou que seu marido estava morto em frente à saída do parque de vaquejadas.

Informações preliminares apontam que o empresário possuía rixa com pelo menos duas pessoas, que eram seus vizinhos, por furto de animais. Na época do crime de furto, houve confusão envolvendo agressão física e ameaças contra Zé Raimundo. Os indivíduos foram presos suspeitos de terem cometido o assassinato do empresário.

De acordo com o comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Etevaldo Alves, "a vítima vinha tendo animais furtados e foi tomar satisfação com os detidos, mas esses casos não foram recentes, porém a polícia deteve os dois para averiguação", explica. “Os dois suspeitos já tem passado de crimes, inclusive um deles faz uso de tornozeleira eletrônica. Nós os levamos para a Delegacia Seccional para que a Polícia Civil realize levantamentos e possa colher indícios”, pontua.

A PM aguarda a chegada da perícia pois ainda não se têm informações sobre a participação efetiva dos suspeitos no crime.

Ex-secretário de Estado é assaltado em frente a academia na zona Leste de Teresina

Nas câmeras de segurança do local, é possível ver o momento em que dois homens em uma moto abordam
Redação

O ex-secretário estadual de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis e pré-candidato a vereador de Teresina, Fernando Lima, foi assaltado na saída de uma academia localizada na zona Leste de Teresina. O crime ocorreu na manhã desta segunda-feira (06/05). 

Um vídeo obtido em primeira mão pelo Conecta Piauí mostra toda a ação criminosa que se inicia logo após o empresário entrar em seu veículo. Rapidamente dois criminosos chegam no local e um deles desce armado anunciando o assalto para Fernando Lima, que abre a porta do carro e tem seus pertences levados. 

Veja o vídeo: