Piauiense Cleivan Paiva será um dos homenageados no 27º Festival Jazz & Blues

O Festival acontece de 14 a 17 de fevereiro em Guaramiranga, Ceará
Redação

Quatro das 17 atrações do 27º Festival Jazz & Blues serão homenageadas nesta edição, que acontece durante o Carnaval, de 14 a 17 de fevereiro, em Guaramiranga, cidade serrana do Ceará, a cerca de 100Km da capital Fortaleza. Entre eles, o violonista, guitarrista, compositor e arranjador piauiense Cleivan Paiva. A homenagem será no dia 17 (terça-feira), às 9h, na Igreja da Gruta, onde apresentará o show "Craterdam - 70 anos de Cleivan Paiva” em duo com o contrabaixista mineiro Cláudio Mappa.

Nascido em Simões, no Piauí, Cleivan Paiva reside na cidade de Crato, no Cariri cearense, tendo recebido, em 2025, o título de Cidadão cratense, em reconhecimento a sua contribuição com a cultura da cidade. Sua carreira é marcada por grandes momentos. Participou de vários festivais música, tendo dividido palco com Hermeto Pascoal, Mauro Senise e Gilson Peranzzetta, entre inúmeros outros artistas. No cinema, compôs a trilha sonora original dos filmes "O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto" e "A Saga do Guerreiro Alumioso", ambos de Rosemberg Cariry. É também autor de trilhas de seriados de televisão. “Cleivan é um artista de grande importância para a música instrumental brasileira, para a música de vanguarda, para a tradição musical do Cariri, esta que é ao mesmo tempo brasileira, internacional, universal", destaca o cineasta, pesquisador e produtor cultural Rosemberg Cariry.

Mais homenagens
Nesta edição o Festival Jazz & Blues prestará homenagens também à cantora e instrumentista baiana Rosa Passos, o mineiro Beto Guedes e o cearense Moacir Bedê. As homenagens serão prestadas antes do show de cada um deles.

Rosa Passos volta a Guaramiranga 13 anos depois de sua primeira participação no Festival Jazz & Blues, onde esteve em 2013. No dia 14 (sábado) às 21h, no Teatro Municipal de Guaramiranga, ela apresenta o show “Suíte Brasileira”, que tem no repertório um reencontro com grandes compositores e pérolas da música brasileira, além de algumas canções de sua autoria com seu parceiro mais frequente, Fernando de Oliveira. Rosa Passos (voz e violão) apresenta-se com Lula Galvão (violão), Marco Brito (piano), Lucas Andrade (clarinete), Paulo Paulelli (contrabaixo) e Celso de Almeida (bateria).

Beto Guedes estará no Festival Jazz & Blues no dia 16 (segunda-feira), fechando a sessão das 16h, na Escadaria da Igreja Matriz, com o show “Página 43”. O novo espetáculo revisita sua trajetória e antecipa a celebração dos 50 anos do álbum “A Página do Relâmpago Elétrico”, marco da música brasileira, que será comemorada em 2027. No palco, Beto Guedes (voz e guitarra) estará com Ian Guedes (guitarra), Will Motta (teclados), Adriano Campagnani (contrabaixo) e Arthur Rezende (bateria).

Moacir Bedê estará no Festival também no dia 16 (segunda-feira). Ele é o convidado do bate-papo Café no Tom, às 11h30, na Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga e, apresenta o show “40 Anos de Música” na sessão das 16h, na Escadaria da Igreja Matriz. Instrumentista, compositor, arranjador e diretor musical, Moacir Bedê celebra seu aniversário de quatro décadas de carreira retornando ao palco na serra cearense, com um novo e vibrante espetáculo, essencialmente autoral. No festival, Moacir Bedê (guitarra, guitarra baiana, flauta) estará ao lado de Fábio Amaral (contrabaixo elétrico), Bruno Vasconcelos (bateria), Thais Costa (percussão), e contará com as participações especiais de Loren Gualda (voz) e Ellis Mário (saxofone).

A 27ª edição do Festival Jazz & Blues
Nesta edição, o Festival retorna a dois importantes espaços da cidade que abrigaram o evento até 2010. Nos três primeiros dias, os shows da noite, às 21h, serão no Teatro Municipal, localizado na praça central da cidade; e os espetáculos no fim de tarde, às 16h, voltam à escadaria da Igreja Matriz de Nossa Sra. da Conceição, na sede do município. Bate-papos com artistas, além de ações formativas e ambientais completam a programação. O acesso é gratuito a todas as atividades, sem necessidade de retirada de ingressos, livre para todas as idades e com recursos de acessibilidade.

Mais atrações
Também são atrações do Jazz & Blues nesta edição o quarteto do instrumentista, cantor e compositor senegalês Momi Maiga; o violinista francês Nicolas Krassik, radicado no Brasil desde 2001; o paulista Fauzi Beydoun, a voz marcante da lendária banda de reggae maranhense Tribo de Jah, que leva a Guaramiranga o show solo “Bossa, Reggae & Blues”; a jovem cantora baiana Analu, que cedo revelou-se como intérprete e aos 17 anos já tem no currículo participação em festivais no Brasil e no exterior.

E mais, Grupo Murmurando e o acordeonista Adelson Viana com o show “De Cá Pra Lá”, fruto do álbum lançado em 2025; Adriano Azevedo e Miquéias dos Santos, respectivamente baterista e contrabaixista dos mais reverenciados da cena instrumental no Ceará; Orquestra Cabulosa com o clarinetista mineiro Caetano Brasil; o quinteto do pianista de jazz Thiago Almeida; os bluseiros Claudio Oliveira, Felipe Cazaux e Roberto Lessa com o show “Tributo aos Kings”, uma homenagem a Albert King, B.B. King e Freddie King; o grupo Jazzera, de Guaramiranga; o duo formado pela violonista Tamara Lacerda e o acordeonista Ranier Oliveira, com o show “Nosso encontro”; e para as crianças, o festival levará o grupo Dona Zefinha, com o espetáculo “La Charanguita”, para a Praça do Teatro Municipal na manhã de terça-feira.

O 27º Festival Jazz & Blues é uma realização do Governo do Brasil, por meio do Ministério da Cultura, via Política Nacional Aldir Blanc e Lei Federal de Incentivo à Cultura; e da Via de Comunicação. Tem apoio institucional do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, via Mecenas do Ceará e Edital de Festivais Culturais Calendarizados; e da Prefeitura Municipal de Guaramiranga. Apoio cultural: Enel e Cegás. Patrocínio: Minalba Brasil e Banco do Nordeste. Integra a Rede Festivais de Arte e Cultura do Ceará (FACE). O público é convidado a doar 1Kg de alimento por pessoa. Todo o material arrecadado será direcionado para o programa Ceará sem Fome, do Governo do Estado.

Leia também