Black Friday impulsiona vendas e gera otimismo no comércio piauiense

Sindilojas prevê aumento de 10% no movimento e contratações temporárias até o fim de novembro
Redação

A última sexta-feira do mês de novembro é mundialmente aguardada pelos consumidores devido às promoções e ofertas especiais da Black Friday. No Brasil, a data ganhou tanto destaque que ultrapassou o limite das 24 horas. Nesse ano, os teresinenses poderão aproveitar o horário especial de funcionamento do comércio no sábado (29) para realizar suas compras.

Foto: Reprodução
Black Friday impulsiona vendas e gera otimismo no comércio piauiense

O funcionamento diferenciado do dia 29/11 contará com o centro aberto até as 18h; as lojas dos bairros poderão funcionar além desse horário, desde que não ultrapassem a quantidade de horas permitidas; e os shoppings seguirão com funcionamento normal. No entanto, para alguns lojistas, a Black Friday inicia muito antes dos últimos dias do mês.

“Já nos preparamos há alguns meses. Este ano vamos aumentar o período de promoções, comparado ao ano passado, com mais dias e ainda promover alguns dias de ‘esquenta’. Vamos passar mais tempo trabalhando essa data para poder atingir cerca de 5% a mais de vendas”, pontua o sócio administrador da Blackout, Márcio Xavier.

Em um contexto mais amplo, a expectativa aumenta principalmente pelo período maior de ofertas se comparado ao modelo norte-americano. O presidente do Sindilojas, Tertulino Passos, aponta: “Acreditamos em 10% de aumento a partir de todo esse movimento do nosso comércio (centro, bairros e shopping). As lojas esperam um maior fluxo de consumidores e estão contratando mais. Consequentemente, aumenta o número de empregados e o poder aquisitivo das pessoas”, finaliza.

Contudo, mesmo com o crescimento das vagas de emprego, alguns empreendedores veem dificuldade em reforçar a equipe: “Está sendo a parte mais difícil, principalmente quando se trata de funcionários entre 18 e 30 anos. Eles demonstram interesse, mas, no momento em que chamamos, poucos aparecem”, comenta Márcio Xavier.

Durante as datas comemorativas de final de ano, como a Black Friday e o Natal, o Sindilojas/PI defende a preferência pelos produtos locais em vez das compras on-line. “Quando você compra aqui, incentiva os lojistas a contratarem, o que resulta em mais empregos, apoia os empreendedores locais e o Estado arrecada mais, podendo investir em setores como educação e saúde. No final, volta ao consumidor”, afirma Tertulino Passos.

A escolha também é defendida pelo lojista Márcio Xavier: “Eu sou completamente a favor porque incentiva o ICMS e a distribuição dos impostos. O on-line é muito desleal com os lojistas físicos, porque o lucro é maior, já que não é preciso gastar com operação, fornecedor e equipe”, complementa.

Leia também