Rafael Fonteles destaca combate ao crime organizado no Canal Livre da Tv Band
Governador falou ainda da importância da cooperação institucional para combater grupos criminososO governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou as ações de enfrentamento ao crime organizado durante participação no programa Canal Livre, da TV Band. Na entrevista, o chefe do Executivo estadual citou a Operação Carbono Oculto, que desarticulou uma célula da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) inserida em uma rede de postos de combustíveis.
Segundo o governador, a investigação revelou a atuação do crime organizado em setores considerados formais da economia, especialmente no ramo de combustíveis, com movimentação expressiva de dinheiro em espécie.
“Foi uma operação muito bem-sucedida em articulação com o Estado de São Paulo, que revelou a penetração clara e forte do crime organizado no setor de combustíveis. No Piauí, realizamos uma ação derivada, chamada Carbono Oculto 86, em referência ao DDD do estado, e também constatamos essa ligação. Fechamos mais de 40 postos e ficou evidente essa migração gradual do tráfico de drogas para atividades aparentemente lícitas”, afirmou.
Rafael Fonteles acrescentou que o avanço das organizações criminosas também alcança outros segmentos do sistema financeiro. “Isso vai além, chegando até nas fintechs. Por isso, a integração entre forças federais e estaduais, Ministérios Públicos, Receita Federal e Receita Estadual é fundamental para combater essa sofisticação do crime. É dinheiro pesado, muito elevado, e se não interrompermos essa cadeia financeira, eles vão continuar prosperando”, completou.
O governador ressaltou ainda a importância da cooperação institucional como estratégia central para enfraquecer as estruturas econômicas utilizadas por organizações criminosas em diferentes regiões do país.