Piauí conquista prêmio nacional por destaque na geração de empregos
Premiação valoriza ações do Programa Acredita que geram oportunidades de renda no país
Nesta terça-feira (29/04), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) realizou, a cerimônia de entrega do Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica, que reconhece iniciativas voltadas à geração de emprego, renda e qualificação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O evento aconteceu no Brasília Palace Hotel, no Distrito Federal.
O Piauí se destacou como o estado com melhor desempenho na categoria Inserção no Mercado de Trabalho. Em seguida, aparecem Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Amazonas e Alagoas. O evento contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, além de governadores, prefeitos e parlamentares de todo o país.
"Estamos no caminho certo. Um milhão e seiscentas e cinquenta mil pessoas que estavam desempregadas em 2022 e até 2023, chegam em 2024 e conseguem emprego. Desses, um milhão e seiscentos e trinta mil são pessoas do Bolsa Família. O que prova que é falso que o Bolsa Família estimula a não trabalhar", explicou o ministro Wellington Dias. Para ele, o povo quer emprego — e quer um emprego decente.
O estado piauiense também se destacou em outras áreas. Com parcerias no Programa Acredita no Primeiro Passo, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI) estiveram entre as dez entidades que receberam menção honrosa.
Na categoria Empreendedorismo e Fomento, que salientou histórias inspiradoras de micro e pequenos empreendedores que superaram situações de vulnerabilidade social, foi premiada uma iniciativa de Paes Landim (PI).
Além disso, a Agência de Fomento do Piauí (Bandespi) também se destacou entre as instituições financeiras que mais forneceram crédito ao público do Acredita no Primeiro Passo. Com R$ 1,42 milhão em empréstimos, a instituição foi a terceira no volume de recursos disponibilizados.
Assista a entrevista do Ministro Wellington Dias