Campus Party Weekend transforma Teresina em polo de inovação e tecnologia
Consolidado como um dos maiores festivais de tecnologia, o evento segue até este domingo (12/10)
Teresina começou a receber, a partir dessa sexta-feira (10/10), a segunda edição da Campus Party Weekend Piauí, um dos maiores festivais de tecnologia, inovação e empreendedorismo do país. O evento, que acontece até domingo (12/10), promete reunir estudantes, profissionais e curiosos em torno de experiências que transformam curiosidade em projeto e vocação em carreira.
A entrada é gratuita, e a programação foi pensada para todos os perfis, do entusiasta digital ao empreendedor em busca de novas oportunidades.
“Eu cheguei aqui e fui curioso porque, primeiro, é o único estado do Brasil que tem uma Secretaria de Inteligência Artificial. Segundo, é o único estado no Brasil e, provavelmente, no mundo que tem no currículo da Escola Média a Inteligência Artificial. Então, tem muita atividade que não é fácil de encontrar e menos ainda no Nordeste”, destacou o presidente mundial da Campus Party, Francesco Farrugia.
Com palestras, oficinas, experiências imersivas e competições, o festival traz grandes nomes, como o humorista Whindersson Nunes e o professor Gustavo Guanabara, além de divulgadores científicos e profissionais do mercado digital. A ideia é inspirar o público a explorar o potencial da tecnologia em diferentes áreas.
“O Piauí que quer realmente se apresentar com o grande ecossistema de inovação do Brasil não poderia deixar de contar com a Campus Party, que movimenta jovens, adultos, todo mundo que tem interesse nessa pauta da tecnologia, da inovação, do empreendedorismo, dessa cultura empreendedora. E nós temos desenvolvido várias atividades do governo do Estado nessa direção”, pontuou o governador Rafael Fonteles.
Os visitantes poderão participar de oficinas de montagem e pilotagem de mini-drones, desafios de robótica, painéis sobre inteligência artificial e ética digital, além de trilhas de empreendedorismo, que estimulam a criação de ideias com potencial de se tornarem negócios reais.
“Estamos muito felizes com mais uma edição da Campus Party Piauí 2025, consagrando o nosso estado realmente como um centro, uma referência em tecnologia, inovação, criatividade, empreendedorismo, startups, e a SEDUC não poderia deixar de estar presente. Então nós estamos aqui com um estande em que os nossos estudantes vão apresentar os seus projetos criados, elaborados nas escolas públicas da rede estadual”, abordou o secretário de Educação, Washington Bandeira.
“A Campus Party tem tudo a ver com o modelo do governo Rafael, comunga perfeitamente com o que a gente tem na secretaria, que é desenvolver a Inteligência Artificial, a economia digital e a inovação. Então esse evento faz com que a gente junte todos os players envolvidos nesse processo. Então nós já temos mais de 13 mil inscritos, vamos ter mais de 100 atividades, um evento que é feito pela comunidade, para a comunidade. Então é o esforço do governo de tentar cada vez mais melhorar esse ecossistema de inovação e criatividade do Piauí”, disse o secretário de Inteligência Artificial, André Macedo.
Para quem participa, o evento é mais do que um encontro de tecnologia, é uma oportunidade de aprender na prática, trocar experiências e se inspirar com quem já faz parte desse universo.
“Primeiramente por causa que é um evento da Seduc, junto com o governo do Estado, que também, já como faço parte da escola pública, geralmente a escola convida a gente para estar nesses eventos. E também vai ter muitas palestras e também pra criar networks com pessoas, com empresas, para apresentar projetos também, como o projeto dos meus amigos, que vão apresentar sábado e domingo, e eu vou estar acompanhando”, explicou o estudante Matheus Ângelo.
Ao longo do fim de semana, a Campus Party Weekend Piauí promete transformar Teresina em um hub de criatividade, tecnologia e colaboração, aproximando o futuro da inovação do presente dos piauienses.