Ministro da Educação Camilo Santana inaugura Núcleo de Inovação em Teresina
Estrutura vai apoiar formação docente e ensino híbrido em parceria com o Governo do Estado
RedaçãoO ministro da Educação, Camilo Santana, e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, cumprem agenda em Teresina nesta terça (04/11) e quarta-feira (05/11). À tarde o ministro participou da inauguração do Núcleo da Rede de Inovação para a Educação Híbrida no Piauí, no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professora Júlia Nunes Alves, no bairro Itararé. Em seguida, participam da EduCOP30: Educação para o Clima e Inovação para o Futuro, iniciativa que une sustentabilidade, tecnologia e formação para o futuro.
O governador Rafael Fonteles ressaltou o papel do ministro Camilo Santana na condução das políticas educacionais e destacou as parcerias que têm fortalecido o setor no Piauí. “Uma das nossas 512 escolas oferece o tempo integral com Educação Profissional e Técnica, nessa interação que ele gosta de fazer com alunos, professores e servidores. É um ministro que não fica só no gabinete, vai ao encontro dos estados, dos municípios e das escolas. Por isso tem acertado tanto na condução da política pública de Educação, desde a creche até a pós-graduação. Em suma, é um ministro e um ministério que estão atuando em todas as frentes simultaneamente, fazendo aquilo que o presidente Lula determinou. Somente com Educação pública de qualidade o Brasil pode avançar, e o Piauí tem se colocado como protagonista em todas essas iniciativas”, afirma o governador Rafael Fonteles.
Durante a inauguração, o ministro Camilo Santana ressaltou a importância do novo espaço e o protagonismo do Piauí na implementação de políticas de Educação Híbrida. “Hoje inauguramos o núcleo de uma rede de inovação de ensino à distância que estamos construindo em todo o Brasil. O Piauí está recebendo dois núcleos, estúdios preparados para aulas, formações, podcasts e debates. Essa é uma parceria com o governo do Estado e com as escolas, e reflete o compromisso do governador Rafael em ampliar o tempo integral para todas as matrículas. Esse é o melhor modelo, adotado por países desenvolvidos, que traz melhores resultados de aprendizagem e permanência dos jovens na escola. Também estamos fortalecendo o programa Mais Professores, para atrair novos licenciandos e valorizar o profissional da Educação”, explica o ministro Camilo Santana.
A diretora do Ceti Professora Júlia Nunes Alves, Francinete Medeiros, destacou o impacto do novo núcleo na formação dos estudantes. “É de uma relevância muito grande, visto que a Secretaria de Educação e o Governo do Estado estão alinhados com as políticas públicas do Ministério da Educação. Quando falamos em tecnologia e inovação, é uma parceria que deu certo. Hoje vivemos um marco para a nossa Educação. É uma felicidade imensa gerir uma escola com alunos protagonistas, com Educação de Tempo Integral e disciplinas inovadoras. Receber o ministro e ver tantas conquistas chegando ao nosso Estado é motivo de gratidão”, pontua Francinete Medeiros.
A agenda de terça-feira do ministro e do governador encerra com a posse do professor Paulo Borges da Cunha como reitor do Instituto Federal do Piauí, no Gran Hotel Arrey.