Saiba como pedir a reaplicação do Enem 2025: prazo começa nesta segunda (17)

Participantes afetados por falhas logísticas, desastres ou doenças têm direito ao novo exame

O pedido de reaplicação das provas do Enem 2025 começa nesta segunda-feira (17/11) e segue aberto até as 12h da próxima sexta-feira (21/11), no horário de Brasília. Podem solicitar a reaplicação os participantes que perderam um ou dois dias de aplicação por problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas previstas em edital.

Segundo o Inep, haverá apenas uma reaplicação, marcada para os dias 16 e 17 de dezembro. “Todos os que se sentirem prejudicados, por exemplo, pela falta de energia e fatores externos às escolas, terão direito à reaplicação”, reforçou o órgão.

A solicitação deve ser feita exclusivamente pela Página do Participante, no site do Inep, utilizando login Gov.br. É obrigatório anexar um documento legível, em português, que comprove o motivo da ausência, com data que contemple o dia perdido de prova.

Foto: Conecta Piauí/Pedro Melo
Estudantes fazem Enem confiantes: “Segurança vem do estudo durante todo o ano"

Participantes de cidades atingidas por desastres naturais, como Rio Bonito do Iguaçu (PR), que teve o Enem suspenso após ser devastado por um tornado no dia 7 de novembro, já possuem reaplicação garantida.

O edital prevê direito ao novo exame para quem enfrentou falhas logísticas durante a aplicação ou foi impedido de comparecer por doenças infectocontagiosas, como tuberculose, coqueluche, difteria, meningites, varíola, monkeypox, influenza A e B, poliomielite por vírus selvagem, sarampo, rubéola, catapora ou covid-19.

Também são considerados problemas logísticos: desastres naturais que afetem a estrutura do local de prova, falta de energia que comprometa a visibilidade do exame ou qualquer erro de execução na aplicação.

Cada solicitação será analisada individualmente pelo Inep, e apenas a aprovação do documento comprobatório garante vaga na reaplicação. O candidato fará somente o dia de prova que foi inviabilizado na aplicação regular.

Leia também