Conecta Piauí

Notícias

Colunas e Blogs

Blogs dos Municípios

Outros Canais

Último grupo do Programa Do Piauí para o Mundo embarca para Singapura

Estudantes e professores participam de imersão em tecnologia e inovação
Redação

O último grupo de estudantes e professores selecionados para o Programa Do Piauí para o Mundo embarca na madrugada desta sexta-feira (9) para Singapura. Antes da viagem, os intercambistas foram recepcionados pelo secretário de Estado da Educação, Rodrigo Torres, em cerimônia realizada no Hotel Blue Tree Towers, em Teresina, na noite desta quinta-feira (8).

Participam desta etapa 20 estudantes e quatro professores dos Centros Estaduais de Tempo Integral (CETIs) Paulistana, em Paulistana; Raimundinho Andrade, em Campo Maior; Professor Antônio dos Reis e Silva, em Boqueirão do Piauí; e Lucas Meireles, em Demerval Lobão.

O secretário de educação Rodrigo Torres destacou a importância da iniciativa para a rede estadual. “Eles vão passar mais de 30 dias em Singapura, em uma instituição vinculada ao Ministério da Educação. O objetivo do Programa Do Piauí para o Mundo é gerar uma grande onda de tecnologia na nossa rede”, afirmou.

Entre os estudantes, a expectativa é de aprendizado e novas experiências. O jovem Kauã Israel ressaltou o desejo de aproveitar ao máximo a oportunidade. “É aprimorar mais o meu conhecimento na área da tecnologia, que é o que eu quero desenvolver. Vou dar o meu melhor para que minha ida não tenha sido em vão”, afirmou.

A mãe, Claudilene Israel, emocionada, falou sobre a realização de ver o filho alcançar oportunidades inéditas. “Estou muito feliz de ele estar indo estudar. Peço a Deus que ele se destaque e seja exemplo para outros alunos da escola”, destacou.

O professor Sebastião Sales, que acompanha o grupo, ressaltou o impacto cultural e tecnológico da viagem. “Será uma imersão cultural e tecnológica. Singapura é referência mundial em educação e inovação, e nossos alunos terão contato com essa multiculturalidade”, afirmou.

Rodrigo Torres também ressaltou o pioneirismo do estado na educação integral e técnica. “O Piauí é o único estado do Brasil a ter 100% das suas escolas em tempo integral com oferta de curso técnico, e a maioria deles na área de tecnologia. Este ano serão 300 alunos e 60 professores participando do Programa Do Piauí para o Mundo”, destacou.

Durante 30 dias, os participantes terão acesso a cursos voltados para tecnologia, inteligência artificial, programação, banco de dados e segurança cibernética, oferecidos pelo Institute of Technical Education (ITE), instituição vinculada ao Ministério da Educação de Singapura e referência mundial em ensino técnico e profissional.

Em 2025, participaram do programa 130 estudantes e 26 professores. Para 2026, o número de beneficiados dobrou, consolidando o Piauí como referência nacional em educação integral e tecnológica.