Seduc realiza revisão do Saeb com alunos das GREs de Teresina
Evento reforça meta de colocar o Piauí entre os líderes da Educação no Brasil
RedaçãoA manhã desta segunda-feira (13) foi marcada por energia, entusiasmo e muito aprendizado no Centro de Convenções de Teresina, onde mais de 800 estudantes da 3ª série do ensino médio participaram da Revisão Pré-Saeb, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI). O encontro reuniu alunos das quatro Gerências Regionais de Educação (GRE) da capital e reforçou o compromisso do Governo do Estado em manter o Piauí entre os melhores resultados do país na Educação Básica.
Em um clima de otimismo e motivação, o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância do momento. “O clima é muito positivo, de confiança e união. Vamos juntos, estudantes e profissionais da Seduc, levar o Piauí ao topo do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]. Na última avaliação, saltamos do 9º lugar para o 4º no Brasil e assumimos o primeiro lugar do Nordeste. Agora queremos ainda mais: ser o número um da Educação nacional”, afirmou o secretário.
Durante a revisão, os estudantes tiveram aulas dinâmicas de Língua Portuguesa e Matemática, com professores especializados e conteúdos voltados diretamente para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Todos receberam material de apoio e participaram de atividades práticas que reforçaram o aprendizado de forma leve e interativa.
O estudante Paulo Almeida, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Helvídio Nunes, contou que o evento ajuda a fortalecer a preparação para as provas. “Essas revisões são muito importantes. Eu sempre participo porque elas aumentam nosso repertório e nos deixam mais confiantes para os desafios do Saeb e do Enem”, relatou.
A revisão faz parte da campanha Acelera Saeb, uma mobilização estadual que reúne ações de revisão, simulados, gincanas e oficinas de aprendizagem voltadas para fortalecer a preparação dos estudantes da rede pública.
Além da preparação pedagógica, o Governo do Estado anunciou incentivos financeiros que reconhecem o esforço de quem está diretamente envolvido no processo. As escolas que atingirem as metas do Ideb em 2026 terão todos os seus profissionais contemplados com o pagamento do 14º salário. Já os estudantes da 3ª série das escolas que alcançarem as metas e fizerem a prova do Saeb 2025 receberão uma bolsa no valor de R$ 1.600.
Com iniciativas que unem motivação, aprendizado e valorização, o Piauí reafirma sua meta de seguir avançando na Educação pública e mostrar que é possível transformar realidades por meio do conhecimento, da dedicação e do trabalho coletivo.