Teresina recebe visita de ministros para lançamento do Impa Tech Nordeste
Camilo Santana e Luciana Santos anunciaram ações para fortalecer a inovação no estado
RedaçãoO ministro da Educação, Camilo Santana, e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, cumprem agenda em Teresina nesta terça (04/11) e quarta-feira (05/11). Acompanhados do governador Rafael Fonteles, anunciam investimentos, realizam inaugurações, visitas e ações voltadas ao fortalecimento da inovação, da formação profissional e do desenvolvimento educacional no Piauí.
As atividades começaram às 9h desta terça-feira com visita às obras do prédio do Impa Tech Nordeste, no bairro Matinha, que vai abrigar a primeira sede da região. O programa, financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), terá como foco a formação de estudantes para o mercado de tecnologia, consolidando o Piauí como referência na área.
Durante a visita às obras do Impa Tech Nordeste, o ministro Camilo Santana destacou a importância da descentralização da educação tecnológica e científica no país. "O presidente Lula criou, juntamente com o MEC e o MCTI, a primeira faculdade de Matemática do país, que forma jovens talentos nas áreas da ciência, da robótica e da inteligência artificial. A ideia é descentralizar as grandes instituições, levando oportunidades também ao Nordeste, como fazemos agora com o Impa Tech do Piauí. Aqui, os estudantes terão estrutura completa, alojamento e os melhores equipamentos e profissionais à disposição", explica.
Em sua fala, a ministra Luciana Santos ressaltou a relevância da união entre ciência, tecnologia e educação para o futuro do país. "Estamos preparando jovens talentos do Piauí e de todo o Nordeste para a nova indústria, marcada pela robótica, informática e inteligência artificial. Essa união entre ciência, tecnologia e educação é transformadora, porque insere as novas gerações nesse novo momento do Brasil e do mundo. Também é um projeto que valoriza a inclusão das mulheres na matemática e nas áreas tecnológicas, ampliando horizontes e democratizando o acesso à inovação", afirma.
O governador Rafael Fonteles destacou que o Piauí está se consolidando como referência em ciência e tecnologia. "Vamos transformar o Instituto Antonino Freire em um parque tecnológico com a presença do Impa Tech, que é uma das maiores instituições de referência em matemática pura e aplicada. O Piauí terá ênfase em inteligência artificial, ciência de dados e robótica, consolidando o estado como polo de educação e inovação. Esse projeto só é possível graças ao apoio decisivo do presidente Lula e dos ministérios do MEC e do MCTI", ressalta.