Filme As 7 Marias tem novas exibições especiais com bate-papo com personagens

Depois da Vila Poty, no Poty Velho, e MIS Teresina, o filme tem novas apresentações
Redação

As 7 Marias é o primeiro longa-metragem documental de Rivanildo Feitosa e ressignifica a lenda centenária e mais popular do Piauí, a Lenda do Cabeça de Cuia.  Trazê-la para a atualidade, com o crescimento das violências contra a mulher e o feminicídio, é mais que necessário (e urgente). Nela, o pescador Crispim mata a mãe e vira o monstro das águas, e só voltaria a forma humana quando devorar sete Marias virgens.

Em 2025, a Lei do Feminicídio comemora 10 anos no Brasil. No Piauí, foram 301 casos de feminicídio no período de 2015 a 2025 (Dados Secretaria de Segurança Pública).

A lenda do Cabeça de Cuia está viva no inconsciente coletivo de crianças, jovens e adultos de Teresina, presença reforçada e materializada no principal ponto turístico da cidade - uma escultura gigante de nove metros de altura no encontro dos rios Poty e Parnaiba.

O documentário traz novas versões da lenda, contadas por populares, que lidam diariamente com essas narrativas em transformação, através de oralidades e da vivência em torno dos rios.

Sinopse curta
As 7 Marias conta a história da Lenda do Cabeça de Cuia, que se mantém viva no imaginário dos moradores de Teresina, Piauí, há mais de 100 anos. Nela, o pescador Crispim mata a mãe e vira o monstro das águas, condenado a perambular rio a baixo, rio a cima, e só devendo voltar à forma humana quando devorar sete Marias virgens.

Sombria e violenta, a lenda está presente em uma escultura gigante na cidade. Através dela, o filme traz questionamentos e reflexões sobre o crescente número de violências domésticas no estado do Piauí - de 2015 a 2025 (são 10 anos da Lei do Feminicídio) foram 301 casos, uma das maiores/piores taxas do Nordeste.

O filme tem patrocínio da PNAB 2024, através de edital do Governo Federal, Ministério da Cultura - Prefeitura de Teresina/Fundação Monsenhor Chaves, com apoio do Banco do Nordeste.

*As duas novas exibições contam com a presença de personagens e especialistas em lendas e violências domésticas, personagens do filme.

Créditos do filme As 7 Marias:
O filme, de 70 minutos, tem roteiro e direção de Rivanildo Feitosa, com consultoria de Ana Abreu (roteiro).

A fotografia é de Dalson Carvalho, com montagem de Marcio Biggly, trilhas originais de Lívio Nascimento e músicas de Teófilo Lima e Patrícia Mellodi.

A produção executiva é de Barbara Damasceno, com assistência de direção de Leandro Milu.

Leia também