Triatleta atropelada em treino é transferida para Hospital das Clínicas de SP

Luisa foi submetida a terapia de circulação extracorpórea com especialistas intensivistas da USP
Redação

A triatleta Luisa Baptista, atropelada durante um treinamento de bicicleta em uma estrada municipal de São Carlos no sábado, foi transferida da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de São Carlos (SP) para o Hospital das Clínicas de São Paulo na madrugada desta segunda-feira (25/12).

Luisa foi submetida a terapia de circulação extracorpórea com especialistas intensivistas da USP na noite de domingo. Após demonstrar uma melhora significativa, conforme informado pela Santa Casa, e estabilidade em seu estado clínico, ela foi transferida para São Paulo por meio de transporte aéreo com suporte intensivo.

Foto: Reprodução/Instagram
Triatleta Luisa Baptista

No domingo de manhã, o hospital comunicou que os pulmões e a coagulação de Luísa necessitavam de cuidados adicionais. Na tarde do mesmo dia, os sangramentos foram controlados.

Comitê Olímpico do Brasil (COB) se solidariza

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) emitiu uma declaração através das redes sociais referente ao acidente envolvendo a triatleta. O órgão expressou votos de pronta recuperação para Luísa, medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 2019 em Lima, e participante nos Jogos Pan-Americanos de Santiago deste ano, além de sua presença nas últimas Olimpíadas em Tóquio.

“O Comitê Olímpico do Brasil deseja total recuperação à triatleta Luisa Baptista, campeã pan-americana em Lima 2019 e atleta olímpica em Tóquio 2020, após grave acidente na manhã deste sábado. Força Luisa! Estamos com você”, escreveu a entidade.

O acidente

Conforme informações da Polícia Civil, Luisa estava realizando treinamento de ciclismo na Estrada Municipal Abel Terrugi (SCA-329), no distrito de Santa Eudóxia, quando foi colidida na parte traseira por uma motocicleta. O condutor da moto não possuía habilitação. Ele foi socorrido e encaminhado à Santa Casa de São Carlos com ferimentos de média gravidade.

Foto: Reprodução/JN
Acidente com triatleta

O boletim de ocorrência foi registrado como lesão corporal culposa, indicando ausência de intenção no incidente. Além disso, a motocicleta envolvida foi apreendida.

Luisa, que estava praticando ciclismo com outros atletas, encontrava-se sozinha na pista simples, sem acostamento, no momento do acidente. Ela sofreu politrauma grave, com lesões no pulmão direito, fraturas em vários arcos costais e na perna direita.

Leia também