Homem é preso durante operação por furtos em subestação de energia em Floriano

Crimes colocaram em risco o fornecimento de energia em Floriano e municípios da região
Redação

Uma operação integrada das forças de segurança resultou, nesta segunda-feira (16), na prisão de F.A.R.S., de 46 anos, suspeito de praticar furtos reiterados contra uma subestação de energia no município de Floriano, no Sul do Piauí.

A ação ocorreu por volta das 12h20 e contou com a atuação da Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), e da Polícia Militar do Piauí, com apoio da ROCAM. A prisão foi cumprida com base em um mandado de prisão preventiva expedido pela Central Regional de Inquéritos de Floriano, além da autuação em flagrante no momento da abordagem.

Segundo o delegado Rafael Cordeiro, responsável pelo caso, o investigado era alvo de um inquérito policial que apurava uma sequência de furtos qualificados contra a subestação elétrica da cidade. Entre os crimes investigados estão invasões registradas nos dias 18 de janeiro e 19 de fevereiro, além do furto de aproximadamente 30 quilos de cabos de cobre de aterramento ocorrido no dia 26 de janeiro de 2026.

Em uma das ações criminosas, os danos à estrutura foram considerados graves, com arrombamento da sala de baterias e o desligamento de disjuntores de alta tensão. A situação colocou em risco o fornecimento de energia elétrica não apenas em Floriano, mas também em municípios da microrregião, como Nazaré e Vale do Gurgueia, gerando a possibilidade concreta de interrupção total do serviço.

No momento da prisão, F.A.R.S. foi localizado logo após sair novamente da subestação, onde tentava furtar fios e equipamentos de transmissão de energia. Ainda de acordo com a Polícia Civil, o suspeito possui um extenso histórico criminal, com 16 boletins de ocorrência registrados e nove inquéritos policiais por crimes contra o patrimônio.

Leia também