Horta comunitária recebe 1ª obra do OPA com construção de muro em Floriano
Obra vai garantir mais segurança para 25 famílias que vivem da produção no bairro Riacho Fundo
A primeira obra do OPA (Orçamento Participativo) em Floriano já está saindo do papel e transformando a realidade de quem vive da agricultura familiar. A horta comunitária do bairro Riacho Fundo, que há anos é mantida por 25 famílias, começou a receber a construção de um muro que promete levar mais segurança, tranquilidade e dignidade para quem planta, cuida e vive desse espaço.
“Quando a gente ficou sabendo do OPA, a gente nem entendia muito bem o que era. Aí veio uma moça, explicou e, na mesma hora, a gente abraçou a causa. Gravamos vídeos, pedimos ajuda das nossas amizades, das pessoas próximas… Todo mundo se mobilizou pra votar e hoje ver esse sonho se realizando é gratificante demais”, conta Fernanda Maria, uma das agricultoras da horta.
O sentimento, segundo os moradores, é de esperança e de conquista. “Agora, com o muro, a gente acredita que não vai ter mais tanto prejuízo com roubo, nem com os animais invadindo. Vai dar pra trabalhar com mais segurança, mais dignidade e sem aquele medo de plantar e não colher”, desabafa Fernanda.
O OPA é uma iniciativa do Governo do Estado que destina recursos para obras e melhorias escolhidas diretamente pela população. Em Floriano, cerca de R$ 6 milhões foram destinados para as obras contempladas no período de 2025 a 2026, somando um investimento total de R$ 11 milhões no município.
A obra do muro da horta está em ritmo acelerado e a previsão é que ela seja concluída até dezembro. Além do muro, a horta já foi beneficiada recentemente com a instalação de uma caixa d’água, fortalecendo ainda mais a produção local e a segurança hídrica dos agricultores.
Mais do que concreto e tijolos, a obra representa autonomia, valorização e o fortalecimento de uma comunidade que há anos cultiva não só alimentos, mas também esperança e união.