Abertura do SALIPI 2024 celebra diversidade cultural e literária brasileira

A 22ª edição do evento é dedicada a professora Graça Targina

O Salão do Livro do Piauí (SALIPI) retorna este ano em sua 22ª edição, prometendo ser um vibrante ponto de encontro para amantes da literatura, arte e cultura. Em 2024, o evento, que teve sua abertura oficial na noite desta sexta-feira (07/06) será especialmente dedicada a Graça Targino, renomada jornalista e biblioteconomista, fundamental para o desenvolvimento do sistema de bibliotecas da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Foto: Pedro Melo/Conecta Piauí
Abertura do SALIPI 2024 celebra diversidade cultural e literária brasileira

Em entrevista ao Conecta Piauí , Graça Targino comenta sobre a emoção de estar sendo homenageada em um evento como esse e a importância do ensino e pesquisa em sua vida.

"Muita emoção, muita surpresa de ter minha vida valorizada, pois na realidade eu doei toda minha existência ao ensino, a pesquisa e a extensão. Eu vivi a vida da UFPI, eu entrei aqui aos 24 anos, estou com meus 76 anos e continuo amando vertiginosamente a universidade, essa é minha vida. Meus alunos são minha segunda família, estou muito feliz" disse a professora.

Foto: Pedro Melo/Conecta Piauí
Professora Graça Targino

A programação deste ano, que conta com cerca de 100 estandes, oferece uma ampla gama de atividades que atendem a todos os públicos. Entre elas, destacam-se o Salipinho, voltado ao público infantil; o Bate-Papo Literário, espaço para discussões entre autores e leitores; a Estação Letras e Expressões, palco para performances artísticas; e o tradicional Seminário Língua Viva.

Um dos pontos altos do evento é a presença de Ailton Krenak, o primeiro indígena a ingressar na Academia Brasileira de Letras, que ministrou a palestra "Futuro Ancestral" logo após a cerimônia oficial de abertura, que ocorreu as 18h desta sexta-feira, com apresentação cultural de Soraya Castelo Branco. Em entrevista ao Conecta Piauí , Krenak abordou temas que entrelaçam a sabedoria indígena com questões contemporâneas.

"É uma emoção imensa essa acolhida aqui, é um sinal de que eu estou no lugar certo. Assim que cheguei já ganhei um livro, então acredito que esse Salão do Livro celebra a literatura, a cultura e é a melhor coisa que nós podemos fazer" destacou.

Foto: Pedro Melo/Conecta Piauí
Ailton Krenak

Além das palestras e debates, o SALIPI 2024 será uma plataforma para o lançamento de mais de 50 livros de autores locais e nacionais, incluindo nomes como Luzinete Fontenele, Evaldo Oliveira, Gracivalda Albano, e Marcus Pierre de Carvalho Baptista. Esta diversidade de vozes reforça o compromisso do evento em promover a justiça e a inclusão social através da literatura.

Já o professor Kássio Gomes, que é presidente da Fundação Quixote, contou ao Conecta Piauí , como estavam as expectativas para um evento dessa magnitude.

"As expectativas são as melhores possíveis, como já percebemos, ainda nesse primeiro dia um público bem grande. O Salipi já está consolidado no calendário nacional e internacional de feiras e eventos e então acredito que estamos cumprindo uma função inadiável de aproximar pessoas dos livros e da leitura" disse.

Foto: Pedro Melo/Conecta Piauí
Kássio Gomes

Com um cronograma repleto de atividades enriquecedoras, o SALIPI 2024 promete inspirar e conectar pessoas de diversas origens e interesses, celebrando a rica tapeçaria cultural e literária do Brasil.

Leia também