Aeroporto de São Raimundo será administrado pela gestora do Aeroporto de Guarulhos

Nesta etapa inicial, foram leiloados 13 aeroportos, com 12 arrematados pela GRU Airports
Redação

Em leilão nacional de aeroportos regionais, o Aeroporto Internacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), foi arrematado pela  GRU Airports, concessionária responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Guarulhos. O certame foi realizado na sede bolsa de valores brasileira B3, em São Paulo, nesta quinta-feira (27).  A vencedora deve investir R$ 55,5 milhões em melhorias da infraestrutura e modernização do terminal. O contrato de concessão é de 30 anos.

O aeroporto piauiense foi inserido na primeira rodada do programa AmpliAR, iniciativa do Governo Federal, capitaneado pelo Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor), voltada à expansão da conectividade aérea e ao fortalecimento da aviação regional. Nesta etapa inicial, foram leiloados 13 aeroportos, com 12 arrematados pela GRU Airports e um pela Fraport Brasil, que atualmente administra o aeroporto de Fortaleza (CE).

A medida representa um passo estratégico para o desenvolvimento turístico e econômico do semiárido piauiense, principalmente por destacar o Parque Nacional da Serra da Capivara, considerado um dos maiores patrimônios arqueológicos do planeta pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Para o secretário de Estado dos Transportes, Jonas Moura, as belezas naturais e a riqueza de materiais arqueológicos que podem ser visitadas e pesquisadas no local fazem de São Raimundo Nonato uma cidade com grande potencial turístico. “Para nós, é uma alegria muito grande ver o Aeroporto Serra da Capivara despertar o interesse da empresa que gerencia o maior aeroporto do Brasil. O terminal tem papel estratégico para o turismo, a pesquisa científica e a preservação do patrimônio histórico nacional. Agora, ele vai  receber melhorias que podem impactar economicamente toda a região. É gratificante representar o Governo do Estado em uma ocasião tão importante para o Piauí”, disse o secretário, que esteve presente no leilão.

De acordo com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, com o programa AmpliAR, o Governo Federal, por meio do MPor, busca atrair investimentos, modernizar aeroportos regionais e ampliar rotas aéreas em locais de relevância social, econômica e turística. “A expectativa é que São Raimundo Nonato se consolide como um novo polo de desenvolvimento sustentável no interior do Piauí, conectando o mundo ao passado mais remoto das Américas”, destacou o ministro.

Leia também