Aeroporto de Teresina funciona normalmente após apagão cibernético global
Apagão cibernético global foi causado por uma falha no sistema da Microsoft
O apagão cibernético global, provocado por uma falha no sistema da Microsoft, não afetou, em nada, o funcionamento do aeroporto Petrônio Portela, em Teresina. Conforme a CCR Aeroportos, concessionária que administra o local, todos os 15 voos, de chegadas e partidas, programados para esta sexta-feira (19/07) estão ocorrendo dentro da normalidade. Sequer atrasos foram registrados.
A preocupação ficou por conta, também, pelo crescimento de passageiros neste mês de julho, por ser considerado o período de férias e com mais procura de embarques e desembarques. De acordo com os números da concessionária, a previsão para todo esse mês é de quase 95 mil passageiros, uma média de três mil todos os dias.
“Mas nada foi afetado e estamos trabalhando normalmente”, disse a assessoria da empresa, que aproveitou para divulgar, também, a nota do Ministério de Portos e Aeroportos. “informa que o apagão cibernético global ocorrido nesta madrugada que atingiu a movimentação aérea em muitos países no mundo não afetou o controle de tráfego aéreo do país, impactando pontualmente apenas operações de check-in de algumas companhias aéreas. Isto tem provocado alguns atrasos pontuais em voos, mas sem impactos na operação de pousos e decolagens até o momento no Brasil.
Como o de Teresina, os aeroportos brasileiros, também, não tiveram sistema afetado. Porém, oito voos atrasaram. A Aena, que administra o aeroporto de Congonhas (SP) e outros 16 no Brasil, diz que cinco voos atrasaram em Recife, um em Campo Grande, um em Santarém (PA) e um em Monte Claros (MG), "por questões das companhias aéreas".
Segundo a concessionária, "os sistemas estão funcionando normalmente e não houve impacto às operações de pouso e decolagem". Já as companhias aéreas United e Delta paralisaram todos os voos nos Estados Unidos. A American Airlines também atrasou viagens, mas diz que as operações foram retomadas por volta das 6h (horário de Brasília).
Na Espanha, a autoridade aeroportuária relatou que o incidente nos sistemas de computador paralisou as operações em todos os aeroportos do país. O tráfego aéreo na Alemanha, Reino Unido, Austrália, Hong Kong e Amsterdã também foi fechado. Sem sistema, as companhias aéreas entregaram bilhetes aéreos manuscritos. Há relatos no Reino Unido e Índia.
Microsoft diz que falha foi corrigida, mas aplicativos e Office 365 ainda têm falhas. Empresa diz que impacto residual do apagão pode impactar no tempo de normalização dos serviços.