Camila Barbosa é homenageada nos 50 anos do Coren-PI com Prêmio Benevina Vilar
Prefeita de Lagoa do Piauí recebeu a maior honraria da enfermagem piauiense
A prefeita de Lagoa do Piauí, Camila Barbosa, foi uma das homenageadas na solenidade que celebrou os 50 anos do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), realizada nesta sexta-feira (24/10), em Teresina. Durante o evento, que marcou o jubileu de ouro da instituição, ela recebeu o Prêmio Benevina Vilar, a maior honraria concedida pela enfermagem piauiense.
Formada em enfermagem há 16 anos, Camila Barbosa iniciou sua carreira atuando em importantes hospitais do estado antes de ingressar na vida pública. Ao ser reconhecida pelo Coren-PI, a prefeita destacou a importância da profissão em sua trajetória e o papel da enfermagem na construção de políticas voltadas para o bem-estar da população.
“A enfermagem tem esse contato direto com as pessoas, e eu acredito que seja isso que fortaleceu essa minha caminhada na política. Nós precisamos despertar também esse alcance político, porque é lá nesses espaços de poder que a gente contribui verdadeiramente para efetivar políticas públicas para toda uma sociedade”, afirmou.
O presidente do Coren-PI, Samuel Freitas, ressaltou o papel dos profissionais que marcaram a história da categoria ao longo das últimas cinco décadas.
“Nós ficamos muito honrados de prestigiar esses enfermeiros, enfermeiras, técnicos e auxiliares de enfermagem que são referência na assistência, no ensino, na pesquisa, na área política, na área do empreendedorismo e também nas especialidades que representam a excelência da enfermagem”, destacou.
Criado em 1975, o Coren-PI iniciou suas atividades com apenas 11 enfermeiros registrados. Hoje, são mais de 45 mil profissionais no estado. O presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Antônio Neto, ressaltou os avanços e as novas pautas da categoria.
“E agora a gente está com outras lutas, dentre elas a regulamentação da jornada de 30 horas a nível nacional. Aqui no Piauí também tivemos o privilégio de entregarmos um projeto de lei que resultou na aprovação de uma norma estadual sobre o tema”, disse.
A homenagem a Camila Barbosa reforça o protagonismo de profissionais de enfermagem que ampliaram sua atuação e hoje representam a categoria em cargos de liderança e decisão política no Piauí.