Festival Cena Nordeste reúne estados para compartilhar cultura e conhecimento
O Piauí é o quarto estado a receber o festival e, segundo o secretário de Estado da Cultura
Realizado com o apoio das secretarias de Cultura dos nove estados que integram o Consórcio Nordeste, o projeto itinerante Cena Nordeste chega ao Piauí nos dias 2 e 3 de agosto, no Theatro 4 de Setembro. Ao longo dos dois dias, a programação contará com mostras integradas envolvendo artes visuais, audiovisual, teatro, dança, circo, cultura popular, música e forró.
A iniciativa visa proporcionar um intercâmbio cultural que reúne, a cada edição, expressões de arte e cultura dos nove estados, promovendo o acesso à cultura na região.
O secretário de Cultura do Piauí, Carlos Anchieta, destacou que o evento envolve os estados do nordeste, levando e compartilhando cultura a todos os participantes. "O Sena Nordeste, na verdade, é uma circulação dos artistas nordestinos entre as capitais. Essa edição que está acontecendo aqui no Piauí é a quarta etapa. A primeira etapa foi na Paraíba, a segunda em Alagoas, a terceira em São Luís, e agora aqui em Teresina. O mês que vem segue para outro estado nordestino, onde os novos estados vão fazer esse intercâmbio cultural", fala o secretário.
O Piauí é o quarto estado a receber o festival e, segundo o secretário de Estado da Cultura, Carlos Anchieta, o Cena Nordeste é uma oportunidade única para celebrar a rica diversidade cultural da região.
O curador do evento no Piauí, o produtor cultural Antoniel Ribeiro, detalhou o processo de escolha das atrações de forró que representam o estado. "Eu tive que selecionar nove bandas de forró de todos os estados do Nordeste. Teve um estado que mandou mais de 15 bandas para escolher uma. Muito difícil, mas no final deu tudo certo e agora a gente sedia aqui, o evento do nosso estado, no Piauí. Uma honra estar recebendo todos os estados do Nordeste, com a dança, com a música, com a cultura popular, com o grafite, com o cinema, com o áudio visual e com música", comenta Antoniel.
Após a capital piauiense, os encontros do Cena Nordeste Festival serão realizados em Olinda (31 de agosto e 1º de setembro), Natal (21 e 22 de setembro), Aracaju (11 e 12 de outubro), Fortaleza (16 e 17 de novembro) e Salvador (7 e 8 de dezembro).
O artista plástico Rafael Lima Verde veio do estado do Ceará para expor o trabalho de xilogravura no Piauí. Ele falou como está sendo compartilhar o trabalho com todos os estados do nordeste. "A gente está muito feliz aqui. Vim de Fortaleza para Teresina, que eu não conhecia a cidade. Eu estou fazendo um trabalho em homenagem ao Reisado de Boa Hora, que é daqui do Piauí. Eu conheci e é maravilhoso. Então é muito legal poder trazer o trabalho e também se relacionar com a cultura do Piauí e fazer essa ponte bacana entre Ceará e Piauí", pontua Rafael.
Programação do primeiro dia:
19h30- Festival terá Célia Sampaio (Maranhão)
21h - Forró com Cascabulho (Pernambuco)
22h30 - Florais da Terra Quente (Piauí)
Programação do segundo dia:
9h - Conhecendo a cultura e tradição do Estado do Piauí com a participação do Grupo Vagão no Polo Cerâmico Poty Velho e Encontro dos Rios;
15h - Graffite Coletivo (Ceará) na Galeria do Clube dos Diários, Feira de Artesanato Mestre Dezinho com apresentações culturais do Bumba Meu Boi Dominador da Ilha e do Balé Folclórico do Piauí.
16h - Grupo Clows de Quinta – Espetáculo Rádio Salsichinha (Alagoas), Theatro 4 de Setembro;
17h - Grupo Coletivo Tanz – Espetáculo de Dança Terreiro Envergado (Paraíba), Theatro 4 de Setembro;
18h30 - Fulanas Cia de Circo – Espetáculo Clássicas (Bahia);
19h30 - Sarminina (Piauí), Espaço Cultural Osório Jr;
20h30 - Congos de Combate (Rio Grande do Norte) no Espaço Cultural Osório Jr;
21h30 - Validuaté (Piauí), Espaço Cultural Osório Jr.