Programa Brasil Antenado leva TV digital gratuita a 110 mil famílias do Piauí
Iniciativa do Governo Federal já instalou mais de 20 mil antenas e segue em expansão
RedaçãoO Programa Brasil Antenado, do Governo Federal, segue avançando no Piauí, com mais de 20 mil antenas digitais já instaladas gratuitamente em residências de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). A iniciativa garante acesso gratuito à TV digital, levando informação, cultura e entretenimento a lares de todo o Estado.
Por meio da entrega do kit da nova parabólica digital, as famílias beneficiadas passam a ter acesso a mais de 80 canais com imagem e som de alta qualidade, substituindo as antigas parabólicas analógicas. O Governo Federal iniciou o Brasil Antenado, dividindo em três fases para 6 estados do Nordeste: Piauí, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte e Pará.
No Piauí, o programa chegou a sua segunda fase. Atualmente, estão em andamento as fases A e B:
Fase A: vai até 13 de dezembro de 2025, abrangendo 77 municípios;
Fase B: iniciou em 13 de outubro de 2025 e segue até 13 de março de 2026, atendendo 138 municípios;
Fase C: começará em 12 de janeiro de 2026 e seguirá até 13 de junho de 2026, contemplando 108 municípios.
De acordo com a coordenação do programa, o Piauí tem cerca de 110 mil famílias aptas a receber o benefício, e o número de instalações já realizadas representa quase 50% da meta potencial.
Como participar:
Estar sem sinal digital;
Estar regular no Cadúnico;
Entrar em contato no número: 0800 729 2404
O Brasil Antenado tem como principal missão promover inclusão digital e social, garantindo que mais famílias tenham acesso à televisão aberta com qualidade.
Parcerias:
Em parceria com o Ministério das Comunicações e a Anatel, ela dá suporte a programas como o Siga Antenado, Norte Conectado, Redes Privativas e Seguras do Governo Federal e o projeto de Mitigação e Desocupação da Faixa de 3,5 GHz (FSS). Executado pela EAF, que tem levado a parabólica digital para todo Brasil, garantindo a inclusão digital e a ampliação do 5G no país.