Codevasf e Prefeitura de THE firmam parceria com Exército: plantio de 40 mil mudas
A parceria foi celebrada durante reunião no 2º Batalhão de Engenharia de Construção
RedaçãoA Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Prefeitura Municipal de Teresina firmaram parceria com o Exército Brasileiro com o intuito de acelerar a execução do Plano Diretor de Arborização Urbana da capital piauiense (Pdau). Entre as ações previstas está, ainda no primeiro semestre deste ano, o plantio de 40 mil mudas nativas em Áreas de Preservação Permanente (APP), como nascentes e margens de rios que banham o município.
A parceria foi celebrada durante reunião, nesta quarta (23/04), no 2º Batalhão de Engenharia de Construção (2º BEC), em Teresina, com a presença de representantes da Superintendência Regional da Codevasf no Piauí, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do Exército Brasileiro. No encontro, os entes participantes definiram que a Guarnição Federal da Força Militar na capital, formada também pelo 25º Batalhão de Caçadores (25º BC), atuará na execução do Pdau por meio do plantio das mudas nativas, entre elas angico, aroeira, caju, caroba, ipê, jatobá e oiti.
“Codevasf e Prefeitura firmaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), em 2023, no qual ficou definido que a empresa pública federal disponibilizaria as mudas nativas e o Executivo Municipal realizaria o levantamento e a identificação das áreas de nascentes e margens de rios. Essas etapas já foram executadas e incluiremos agora o Exército na iniciativa por meio do transporte e do plantio das espécies. Desta forma, estamos contribuindo para o cumprimento das metas do Pdau, sobretudo no que diz respeito a melhorias e ampliação da cobertura vegetal em áreas verdes dos rios e nascentes da capital”, explica o analista ambiental da Semam, Anderson Costa.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados recentemente, Teresina, conhecida como “Cidade Verde”, é considerada a segunda capital mais arborizada do Nordeste, atrás de Fortaleza (CE). No ranking nacional, o município piauiense ocupa a 14ª posição. “A nossa missão constitucional também é contribuir com ações ambientais e queremos o bem da nossa Teresina. A ideia é colaborar para retomada do título de Cidade Verde, condição que era mais emblemática antes do desenvolvimento acelerado e expansão territorial. Para nós, será um orgulho atuar com os demais órgãos envolvidos nessa empreitada de ampliar a arborização no município”, disse o comandante do 2º BEC, Coronel Carlos Alberto Galvão Magalhães.
O superintendente regional da Codevasf no Piauí, Marcelo Castro Filho, destaca a conjugação de esforços para o desenvolvimento de ações para recuperação de matas ciliares degradadas, proteção de áreas de nascentes e garantia da cobertura arbórea adequada do espaço urbano em todas as zonas da cidade.
“Com a participação do poder público, iniciativa privada e sociedade civil, conseguiremos alcançar as frentes do Pdau e contribuir para manutenção da biodiversidade, equilíbrio ambiental e climático das regiões contempladas, redução de erosão e assoreamento dos rios, bem como melhoria do bem-estar da população e da composição da paisagem urbana”, explica Castro Filho.