Codevasf lança a primeira fábrica de cajuína em contêiner do Brasil
Unidade móvel leva tecnologia ao campo e fortalece a cadeia produtiva do Piauí
Durante o Festival da Cajuína 2025, que acontece em Teresina dos dias 11 à 14 de setembro, o superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Castro Filho, anunciou a implantação da primeira fábrica de cajuína em contêiner do Brasil. A inovação promete modernizar e facilitar a produção da bebida símbolo do Piauí, reforçando o papel da cajucultura no desenvolvimento econômico do estado.
Segundo o superintendente, a unidade em contêiner garante mobilidade e praticidade para os produtores.
“Você consegue muito mais rápido quando você tem essa casa de cajuína, vamos chamar assim, que é uma fábrica em contêiner, e ela é transportável. Hoje você está com ela dentro de uma produção gigantesca, a produção morreu, não deu mais certo, você quer levar ela para perto de outros produtores, você bota ela numa carreta e transporta. Fica muito mais fácil, e é um importante trabalho que a Codevasf faz, assim como fez com a casa de mel e com a unidade de processamento de pescado em contêiner”, explicou.
Além da inovação tecnológica, Marcelo Castro Filho anunciou medidas para fortalecer ainda mais a cadeia produtiva do caju.
“Ainda este ano, previsto para dezembro, quando iniciarem as chuvas, vamos distribuir 400 mil mudas de caju para replantar áreas perdidas por causa da seca. A Codevasf investe fortemente na cajucultura do estado porque entende que isso leva desenvolvimento e distribui renda para a nossa gente, sobretudo da zona rural, que é quem mais precisa”, finalizou.