Delegação do Piauí disputa Paralimpíadas Escolares em São Paulo

Os atletas conquistaram vaga para a etapa nacional ao se destacarem nos Jogos Escolares Piauienses
Redação

A delegação do Piauí já está em São Paulo (SP) para disputar a edição 2025 das Paralimpíadas Escolares Brasileiras. Maior evento do mundo voltado para crianças com deficiência em idade escolar, a competição ocorre entre os dias 17 e 29 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, e reúne 2.056 atletas de todos os 27 estados brasileiros.

O primeiro bloco da delegação piauiense, composto por 26 atletas e 15 dirigentes (total de 41 membros), participa das provas de atletismo entre os dias 17 e 22 de novembro.

Na segunda etapa, de 22 a 29 de novembro, o Piauí será representado por 11 atletas e 11 dirigentes. Os competidores disputarão nas modalidades de natação (3 atletas), badminton (4 atletas), tênis de mesa (3 atletas) e bocha (1 atleta).

Os piauienses conquistaram vaga para a etapa nacional ao se destacarem nos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs), que desde 2023 passaram a integrar oficialmente os esportes paralímpicos. A seletiva estadual deste ano reuniu 137 atletas de 72 escolas de 20 municípios, com idades entre 11 e 17 anos, oriundos de escolas públicas, particulares e do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

A etapa estadual foi promovida pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria dos Esportes (Secepi), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria da Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), além do apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), da Federação das APAEs do Piauí (FEAPAES), Instituto Federal do Piauí (IFPI) e Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino (SINEPE).

A secretária dos Esportes do Piauí, Josiene Campelo, destaca a importância da integração das paralimpíadas aos JEPIs. “Nossa gestão tem como princípio a inclusão e o incentivo ao talento em todas as suas formas. A presença dos esportes paralímpicos nos Jogos Escolares Piauienses fortalece a visibilidade dos jovens atletas com deficiência e abre caminho para grandes conquistas”, afirma a gestora.

O coordenador-geral das Paralimpíadas Escolares no estado, Ranilson Gonçalves, enfatiza a confiança no bom desempenho da equipe piauiense. “Estamos levando uma delegação preparada e motivada. A expectativa é que nossos atletas possam repetir os bons resultados da etapa estadual e mostrar ao Brasil a força do esporte piauiense”, pontua o coordenador.

Leia também