Elepi promove curso de capacitação do Minha Casa, Minha Vida, em Teresina

Curso tem como público alvo lideranças de comunidades rurais de diversos municípios do Piauí

A Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão (Elepi) realizou na manhã desta quinta-feira (31/10) na Faculdade Cesvale, em Teresina, o curso de capacitação para o programa Minha Casa, Minha Vida. Mais de 200 representantes rurais e também de sindicatos e ONGs participaram da formação, que tem como objetivo facilitar o acesso ao programa habitacional.

Foto: James Rodrigues / Conecta Piauí
Elepi promove curso de capacitação do programa Minha Casa, Minha Vida

A diretora da Elepi, Gildete Milu, conversou com o Conecta Piauí e explicou que o curso, além de trazer conhecimento técnico ao público alvo, também tem o papel de conscientizar o indivíduo sobre os direitos e deveres sobre suas casas próprias, conseguidas através do programa social.

"Essa capacitação está na segunda edição. Estamos trabalhando com as lideranças das comunidades de vários tipos: sociais, religiosas, de base e afins. O objetivo é trazer esse pessoal para conscientizar a importância de a pessoa receber um bem, que é a casa própria, e fazer com que esse bem seja cuidado. Temos percebido muito abandono de casas, então essa capacitação, além de preparar, com conhecimento técnico, também foca na importância de dar valor a um direito adquirido", elucida.

Foto: James Rodrigues / Conecta Piauí
Diretora da Elepi, Gildete Milu

O deputado estadual Francisco Limma fala do papel da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para o curso de capacitação. "É parte do processo de aproximação da Assembleia com a sociedade, sobretudo das entidades sociais. O presidente Franzé nos deu essa missão à frente da Elepi, de poder qualificar os servidores e parceiros, como as câmaras municipais, mas também abrir uma relação com as entidades da sociedade civil, e aqui fizemos uma parceira com a Caixa Econômica, que é quem coordena a implementação do Minha Casa, Minha Vida, nos estados", comenta.

Foto: James Rodrigues / Conecta Piauí
Deputado estadual Francisco Limma

Patrícia Vasconcellos, representante da Organização de Mulheres da Cidade de Batalha, ressaltou a importância da capacitação recebida. "O município de Batalha tem um déficit habitacional, principalmente de comunidades rurais, que é o caso dessa capacitação, que organiza as entidades, proporciona uma maior qualificação para a apresentação das propostas no Estado do Piauí, que tem se sobressaído na questão das propostas do Minha Casa, Minha Vida", diz.

Foto: James Rodrigues / Conecta Piauí
Patrícia Vasconcellos, representante da Organização de Mulheres da Cidade de Batalha

Leia também