Em 4 meses, Águas de Teresina já interrompeu fornecimento de água ao menos 5 vezes

Capital enfrenta recorrentes faltas de água em todas as áreas da cidade

A população de Teresina tem enfrentado, com frequência, a interrupção no fornecimento de água mesmo em bairros centrais e urbanizados da cidade. Em apenas quatro meses de 2025, a Águas de Teresina emitiu cinco comunicados oficiais informando a suspensão do abastecimento em todas as zonas da capital, seja por manutenções emergenciais ou falhas no sistema, como quedas de energia.

Foto: Conecta Piauí

Os comunicados oficiais da empresa detalham as interrupções, mas, apesar disso, muitas vezes os moradores relatam que as falhas no serviço não são resolvidas conforme prometido, com a água demorando a voltar e, em alguns casos, retornando com baixa pressão. Além disso, há queixas sobre a falta de informações claras sobre os horários exatos de normalização e a extensão das áreas afetadas. Entre os dias com interrupções comunicadas estão 17 de janeiro , 23 de janeiro , 28 de fevereiro , 13 de março e 2 de maio , que afetaram bairros em todas as zonas de Teresina.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

As recorrentes paralisações têm gerado indignação entre moradores, que denunciam há anos a má qualidade do serviço prestado. Entre as principais queixas estão a falta de avisos prévios em muitas situações, obras mal executadas que danificam ruas e calçadas, demora no restabelecimento da água e cobrança de tarifas elevadas mesmo quando o serviço é irregular ou ausente. Há também relatos frequentes de rompimentos de rede, baixa pressão nas torneiras e longos períodos sem abastecimento, especialmente em regiões mais altas da cidade.

Foto: Conecta Piauí
Obra inacabada da Águas de Teresina revolta moradores no bairro Vermelha

Moradores de todas as zonas de Teresina relatam que a situação se repete independentemente da estação do ano, e que muitas interrupções sequer são comunicadas pela empresa. Em bairros como Jacinta Andrade, Parque Brasil, Angelim, Nova Teresina e Centro, os relatos de dias inteiros sem água são constantes nas redes sociais sem que haja, segundo os usuários, respostas efetivas ou suporte por parte da subconcessionária.

A reportagem mantém aberto este espaço para esclarecimentos.

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