Ferramenta com IA do TJPI agiliza processos e vira modelo nacional

O diferencial da ferramenta do TJPI é a robotização de todo o processo administrativo

Com o objetivo de padronizar, automatizar e garantir mais celeridade, segurança e transparência na gestão de diárias e passagens para servidores e magistrados, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) passou a utilizar, de forma exclusiva, o Sistema de Orçamento e Finanças por Inteligência Artificial – SOFia.

O SOFia – Módulo de Diárias e Passagens Aéreas é uma ferramenta estruturada que está inserida no macrodesafio do CNJ, aperfeiçoamento da gestão orçamentária, o qual permite a elaboração, registro, controle, acompanhamento e gestão dos processos de concessão de diárias e passagens para afastamentos a serviço da Administração Pública.

O diferencial da ferramenta do TJPI é a robotização de todo o processo administrativo, com a automação de atos como o cálculo de diárias, emissão de portarias, publicação no Diário da Justiça Eletrônico (DJe), além da geração de notas de empenho e ordens de pagamento. Todas essas etapas são realizadas com segurança, por meio da integração entre os sistemas de gestão de pessoas e os sistemas orçamentário e financeiro, com o apoio da inteligência artificial.

Desde o dia 19 de maio de 2025, o Poder Judiciário, por meio de todas as unidades gestoras (Presidência, Corregedoria, Corregedoria do Foro extrajudicial e Ejud), passou a utilizar a ferramenta que teve o desenvolvimento 100% pelo TJPI com o apoio do laboratório de inovação (Opalalab).

Foto: Reprodução
Ferramenta Com Ia Desenvolvida Pelo Tjpi Garante Eficiência E Celeridade Em Processos Administrativos E Se Destaca Como Modelo Nacional

Eficiência Comprovada

Na primeira semana de operação, já foram comprovados os enormes impactos na gestão administrativa do TJPI. Para se ter ideia, em 2024, o TJPI gerou mais de 34 mil documentos administrativos relacionados a diárias e passagens por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), todos com intervenção humana. Com a implantação do SOFia, essas ações passaram a ser realizadas por robôs, otimizando recursos e reduzindo o tempo de tramitação dos processos.

O prazo médio para liberação de diárias, que antes era de até duas semanas, reduziu para, apenas, 48 horas após a autorização do gestor, garantindo o direito ao recebimento antecipado antes da viagem. O sistema ainda envia mensagens automáticas via WhatsApp aos beneficiários, informando sobre o status do pagamento.

A adoção do sistema representa um avanço significativo na eficiência administrativa com reflexos diretos na atividade-fim do Judiciário, visto que a garantia de um rápido deslocamento de servidores e magistrados para a atuação jurisdicional, representa meios de fortalecer a prestação jurisdicional, objeto finalístico da justiça.

Além do módulo de diárias e passagens, o SOFia possui outros módulos que auxiliam desde a gestão e fiscalização da arrecadação própria do TJPI até a gestão da despesa orçamentária de todo o Poder Judiciário. Por meio da integração entre vários sistemas, a ferramenta utiliza robôs para inserir dados no Portal da Transparência e Inteligência Artificial para realização de análises financeiros, fornecendo reportes imediatos aos seus gestores.

Foto: Reprodução
Ferramenta Com Ia Desenvolvida Pelo Tjpi Garante Eficiência E Celeridade Em Processos Administrativos E Se Destaca Como Modelo Nacional

Cooperação técnica e compartilhamento da ferramenta com outros órgãos públicos

Após o lançamento da ferramenta, em 27 de março de 2025, durante o 1º Encontro de Gestores de Finanças dos Tribunais de Justiça do Brasil, realizado em Florianópolis (SC), a Presidência do Tribunal de Justiça do Piauí já recebeu manifestações de interesse de diversos tribunais estaduais.

Atualmente, encontra-se em elaboração acordo de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), além de diálogos mais próximos com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

Segundo o Secretário de Orçamento e Finanças do TJPI, Roosevelt dos Santos Figueiredo, a adoção dessa ferramenta por outros tribunais e demais órgãos da administração pública tem o potencial de revolucionar o processo de modernização administrativa, pois promoverá uma redução imediata dos custos operacionais e aumentará a celeridade no deslocamento dos serviços públicos, tanto dentro quanto fora do estado, facilitando o acesso da população aos serviços governamentais.

“Por exemplo, a ferramenta SOFia possui integração ao SIAFE/PI e SEI, entando preparada para a possibilidade de sua aplicação nos demais Poderes, e no âmbito do Executivo estadual poderá impactar diretamente a gestão dos deslocamentos relacionados à educação, saúde e segurança pública. Em 2024, após consulta ao Portal da Transparência, o Poder Executivo operacionalizou, aproximadamente, 216.107 processos de diárias, que correspondem a 1.296.642 documentos administrativos relacionados a diárias e passagens por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), todos com intervenção humana. Com os prazos reduzidos pelo SOFia, a ferramenta pode contribuir significativamente para a eficiência da gestão, reduzindo custos, otimizando a gestão de pessoas e acelerando procedimentos administrativos”, explicou.

“Nosso papel enquanto gestores de finanças é agir com uma visão pública de estado, promovendo harmonia, parcerias, o compartilhamento de boas práticas e, sobretudo, garantindo uma prestação de serviços cada vez melhor para a sociedade.”

Esse projeto representa mais uma iniciativa da atual gestão do Des. Aderson Nogueira na Presidência do Tribunal de Justiça, apoiada por toda a mesa diretora (Corregedoria Geral da Justiça, Corregedoria Extrajudicial e Escola Judiciária), em continuidade ao processo de modernização da Justiça piauiense.

Leia também