Green Energy Park abre escritório no Piauí e avança em projeto de hidrogênio verde
Base em Parnaíba marca presença oficial da multinacional no Brasil
RedaçãoA multinacional holandesa Green Energy Park (GEP) anunciou a inauguração de seu primeiro escritório no Brasil, que será instalado em Parnaíba, no litoral do Piauí. A abertura está marcada para o dia 18 de outubro e representa um novo passo no processo de implantação da usina de hidrogênio verde da companhia, planejada para a Zona de Processamento de Exportação (ZPE Piauí). As informações são do Piauí Negócios .
Segundo a empresa, o espaço contará inicialmente com oito colaboradores, responsáveis por coordenar operações logísticas, fortalecer a relação com fornecedores e aproximar a companhia de autoridades locais. A estrutura será a sede da GEP no Brasil e servirá como base de apoio para os investimentos voltados à transição energética.
O projeto da usina, anunciado em 2023, prevê a instalação de uma planta em área de 310 hectares, com capacidade inicial de 1,8 GW e estimativa de produção de até 2,4 milhões de toneladas de hidrogênio renovável por ano. O empreendimento é considerado um dos maiores da América Latina, mas depende da conclusão dos estudos de acesso à rede elétrica para avançar.
A produção deve ter como principal destino um centro de distribuição na Croácia, além de exportações para outros portos internacionais. O Piauí também conta com outro projeto em andamento no setor: a empresa Solatio iniciou, em junho, a preparação do terreno para implantação de uma usina de hidrogênio verde em Parnaíba.