Manobra para antecipar eleição da Mesa da Câmara de Caxias fracassa (por enquanto)
Tentativa articulada por Mário Assunção esbarra em protestos e falhas na transmissão de falas
RedaçãoFoi por pouco, muito pouco, que não houve nesta quarta-feira, 14, uma eleição antecipada para escolha da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caxias para, pasmem!, o biênio 2027/2028.
A incompreenssível e injustificada pressa se dá no momento em que 5 vereadores se movimentavam em busca de viabilizarem seus nomes.
Temendo o crescimento de outros postulantes, coube a Mário Assunção encampar o projeto de antecipação da eleição, algo feito desde a semana passada e intensificado nas últimas 24 horas.
Capitulando um por um, Mário contou com o apoio decisivo do atual presidente Ricardo Rodrigues, que o seguiu na procissão feita junto aos edis que poderiam representar algum empecilho para os seus propósitos de acúmulo de poder.
Apenas Léo Barata e Vinicius Sabá de Alencar não foram procurados para o cenário que se projetava para a sessão desta quarta-feira, 14, onde todos que criticavam fortemente Mário Assunção nos bastidores mostrariam suas verdadeiras faces e iriam endossar a trama votando na antecipação da eleição da Câmara e entregariam a presidência do legislativo para o vereador mais contemplado de toda a história de Caxias.
Não concordando com a puxada de tapete feita pelas costas, ou seja, sem um entendimento prévio entre todos os parlamentares, tanto Léo Barata como Vinicíus protestaram durante o pequeno expediente, mas num lance pra lá de estranho, os microfones de ambos foram cortados na transmissão via youtube, deixando milhares de internautas sem ouvi-los e com seus protestos circunscritos às paredes do plenário Edson Vidigal.
Por sua vez, Mário Assunção fez uma fala dizendo que fazia tudo seguindo o Regimento, uma vez que “era regimentalista”.
Para aplacar qualquer tentativa de insurreição dos edis já capitulados, Assunção saiu-se com essa para os colegas: “não se preocupem, pois em toda pesquisa de opinião os vereadores de Caxias estão muito bem avaliados”, numa fala que não ficou entendido se foi uma piada de mau gosto ou mesmo um deboche com aqueles que engoliram o que falam dele nos bastidores e agora resolveram lhe seguir na empreitada.
O certo é que mesmo com o endosso prévio da maioria dos membros do Parlamento, a votação para antecipação da eleição da Mesa Diretora não aconteceu na sessão desta quarta-feira, o que dá sobrevida aos debates e a tentativa de que alguns vereadores retirem suas assinaturas do pedido.