NMDER amplia serviço do Centro de Parto Normal para região Entre Rios

Agora, 31 municípios passam a ter referência direta ao CPN da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa
Redação

A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) apresentou, na quinta-feira (30), durante reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) da Entre Rios, a ampliação do processo de vinculação de gestantes ao Centro de Parto Normal (CPN). A iniciativa orienta os municípios sobre o fluxo de encaminhamento, fortalecendo o acesso ao parto humanizado em ambiente seguro.

Foto: Ascom NMDER
NMDER amplia serviço do Centro de Parto Normal para região Entre Rios

Com a ampliação, 31 municípios da região Entre Rios passam a contar com referência direta ao CPN da NMDER, ampliando o alcance da assistência segura e baseada em boas práticas de atenção ao parto. Durante o encontro, foram detalhados critérios de acolhimento, encaminhamento e contrarreferência.

“A ampliação da vinculação ao centro permite que mais gestantes tenham referência definida para o parto, garantindo cuidado contínuo e humanizado. Esse alinhamento com os municípios fortalece a Rede Materno-Infantil da região”, afirma a gerente de Enfermagem da NMDER, Ozirina Costa.

O CPN é o setor responsável para o parto normal de baixo risco, priorizando o protagonismo da mulher e a assistência qualificada. A secretária de Saúde de Miguel Leão, Bianca Araújo Cavalcanti, destacou a importância do fortalecimento integrado da rede.“Essa vinculação amplia o acesso ao parto humanizado e qualificado, garantindo acolhimento e segurança às gestantes. É um avanço importante para toda a região”, pontuou.

Leia também