No Piauí, Wellington Dias amplia programa Acredita no Primeiro Passo

Wellington Dias cumpre agenda no PI e amplia programa Acredita no Primeiro Passo
Redação

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, cumpriu agenda oficial nos municípios de Teresina e Amarante, no Piauí, na sexta-feira (16). A visita teve como objetivo a assinatura de um conjunto de ações voltadas à ampliação do Programa Acredita no Primeiro Passo em todo o estado.

"As pessoas agora contarão com o Sebrae, contarão com vagas que as empresas estão oferecendo para o trabalho, para o emprego, com bom salário. Serão beneficiadas com créditos da Caixa Econômica, Banco do Brasil e Banco do Nordeste, que é hoje o nosso campeão. Fechamos o ano já com 13 bilhões de reais em investimentos no Acredita, no Primeiro Passo, no Procrédito 360 e no Pronampe. No rural, começa com até 35, 40 mil, depois vai para 400 mil. No urbano, começa com 21 mil, depois vai para 300 mil, podendo chegar a 1 milhão e 440 mil. De 2023 a 2025, 17 milhões e 400 mil pessoas saíram da miséria, da extrema pobreza e foram para a classe média. Uma boa parte era do Bolsa Família. Saíram da pobreza e foram para a classe média. É isso que o Brasil quer", destacou o Ministro.

Nessa primeira fase mais de 5 mil pessoas no Piauí serão incentivadas com o apoio do Sebrae PI. " Então essa parceria do Sebrae, MDS e Fadex é justamente para isso. São as pessoas que estão inscritas no CádÚnico, que queiram empreender. Vender, e aqui vai ter todo o apoio do Sebrae junto com a Fadex e o MDS para que possa, desde o nascedor do seu negócio até ter acesso à linha de crédito assistida, toda uma assessoria aqui com o Sebrae, pela Fadex e pelo MDS.  Nossa meta é, neste programa específico, é atingir dessa primeira etapa de 50 a 60 municípios e que aproximadamente de 5 mil pessoas que participem de toda essa trilha de qualificação sejam realmente que se tornem empreendedores neste programa, no desenvolvimento deste programa", ressaltou o superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho.

A programação teve início às 9h30, na sede do Sebrae, em Teresina, onde o ministro assinou um protocolo de intenções destinado à capacitação de empreendedores piauienses por meio do Acredita. A iniciativa contou com parceria da Empresa Brasileira de Saneamento Básico.

A seleção é feita com base na elegibilidade dos participantes que atendem a critérios específicos de vulnerabilidade social e interesse em empreender.  Ao lado de granes instituições bancárias o ministro assinou um protocolo de intenções voltado à capacitação dos empreendedores, uma parceira que conta tbm com o Banco do Nordeste.

"A parceria  vai capacitar os microempreendedores urbanos e rurais e dizer que o Banco do Nordeste estará presente, apoiando os microempreendedores em todas as suas demandas e priorizando aqueles que mais necessitam, com o objetivo de gerar emprego, renda e oportunidades", disse o superintendente do Banco do Nordeste no Piauí, Francicsco Lopes.

No período da tarde, às 16h30, Wellington Dias seguiu para o município de Amarante, onde participou da solenidade de adesão dos municípios de Amarante, Angical do Piauí, São Pedro e Regeneração ao programa.

Na ocasião, também foi lançado o polo do projeto de difusão de galinhas caipiras, iniciativa voltada ao fortalecimento da agricultura familiar e ao desenvolvimento econômico da região do Médio Parnaíba.

Leia também