‘Nordeste On’ é lançado e transforma Teresina em vitrine da inovação
Evento será realizado nos dias 3 e 4 de julho e foca no fortalecimento das startups
RedaçãoO Nordeste On, maior evento de inovação e empreendedorismo da região, foi lançado oficialmente nesta terça-feira (22/04), no Palácio de Karnak, com a presença do governador Rafael Fonteles. Promovido pelo Sebrae, o evento será realizado nos dias 03 e 04 de julho, no Centro de Convenções de Teresina.
Com apoio do Governo do Estado, por meio da Investe Piauí, e de diversas instituições estratégicas, o NEON chega à sua terceira edição, consolidado-se como uma vitrine do potencial inovador nordestino. O evento busca ampliar a inserção de startups da região em ecossistemas de inovação nacionais e internacionais — com destaque para a colaboração com o Web Summit Lisboa.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Piauí, Sávio Normando, destaca a importância estratégica do evento. "O NEON consolida-se como uma vitrine do potencial inovador do Nordeste, com apoio do Governo do Estado, da Investe Piauí e de instituições parceiras. Teresina será, nos dias 3 e 4 de julho, a capital brasileira da inovação. É uma oportunidade para fortalecer a economia por meio do surgimento de novas empresas de base tecnológica, com soluções que nascem das dores do mercado. A criatividade do povo piauiense é enorme e não tenho dúvidas de que em breve veremos unicórnios nascendo aqui também", afirma.
Bruno Quick, diretor do Sebrae Nacional, ressalta o impacto do apoio institucional no fortalecimento do setor. "O empreendedor precisa de suporte, pois o negócio já carrega muitos riscos. Por outro lado, tem o potencial de transformar realidades e impulsionar regiões. O Brasil investiu em educação, com universidades e institutos federais, e isso nos deu uma excelente base para competir na inovação. Temos cérebros brilhantes, principalmente no Nordeste, que hoje conta ainda com o diferencial da energia renovável, onde o Piauí se destaca nacionalmente", pontua.
O superintendente do Sebrae Piauí, Júlio César Filho, destaca o conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da inovação no estado. "Temos vários projetos voltados para startups e também para micro e pequenas empresas. Em parceria com o Governo do Estado e a Fapep, vamos selecionar 100 startups para receber bolsas de R$ 100 mil — mais de 600 se inscreveram. Também investimos mais de R$ 5 milhões no programa ALI, que leva soluções inovadoras a pequenos negócios. No Brasil Mais Produtivo, as empresas atendidas tiveram aumento médio de 21,4% no faturamento após o apoio do Sebrae", ressalta.
Victor Hugo, presidente da Investe Piauí, destaca a importância do evento para o estado. "O NEON é o principal evento de tecnologia do Nordeste, e estamos muito felizes que o Piauí foi contemplado nesta edição. A Investe Piauí é parceira do evento e terá uma vasta programação. Acompanhamos mais de 300 empresas de tecnologia e startups, que levarão suas ações para o evento, além de apresentar os programas de formação empreendedora e soluções que estamos desenvolvendo em parceria com outros órgãos do Estado. Será um grande evento, com a participação de diversas secretarias, e estamos empenhados para que este seja o maior NEON já realizado na região", afirma.