Governo Federal entrega 11 ambulâncias para integrar SAMU em municípios do Piauí

Piauí vai receber ambulâncias do Samu e instalar novas bases no interior

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Piauí recebeu 11 veículos para auxiliar nos trabalhos das equipes em diversos municípios. A solenidade de entrega aconteceu no Auditório da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Piauí, na manhã desta sexta-feira. Entre os municípios que receberão novas ambulâncias estão: Luzilandia, São João da Serra, Santa Luz, Floresta, Barro Duro, Itaueira, Bocaina, Guadalupe, Tanque, Gilbues e Cristino Castro.

Foto: Tiago Moura / Conecta Piauí
Ambulâncias entregues pelo Governo Federal

Antônia Maria Leal, superintendente do Ministério da Saúde no Piauí, informou que as ambulâncias, distribuídas entre os 11 municípios possuem papéis diferentes para cada cidade. "Seis das ambulâncias são para a renovação de frota; três para a expansão dos serviços do SAMU; e outras três para a implantação dos serviços na cidade de Santa Luz e São João da Serra", diz.

Foto: Tiago Moura / Conecta Piauí
Antônia Maria Leal, superintendente do Ministério da Saúde no Piauí

A prefeita de Guadalupe, Neidinha Lima (PSD), parabenizou o governo Lula pela renovação da frota do município. "Estamos aqui hoje para receber do Ministério da Saúde a renovação da frota de Guadalupe. Nós estamos com três ambulâncias, mas estamos defasados, porque a gente atende vários municípios e com vizinhos, e hoje, com essa nova ambulância, para fazer as transferências, é um grande avanço para a nossa saúde graças ao governo Lula", destaca.

Foto: Naiane Feitosa / Conecta Piauí
Prefeita de Guadalupe, Neidinha Lima (PSD)

Durante a abertura do XXXVII Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, que aconteceu em Goiânia (GO), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou ampliação de 30% dos valores repassados para custeio do Samu no país, o que representa um incremento de R$ 396 milhões por ano.

20 anos
O Samu 192 foi instituído há 20 anos por meio da Portaria nº 1.864 de 29 de setembro de 2003, que estabelece o componente pré-hospitalar móvel da Política Nacional de Atenção às Urgências em todo o território nacional.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência atua em 3.917 municípios brasileiros, alcançando a cobertura de mais de 86% da população.

Leia também