População denuncia obra de escola parada há dez anos em Coronel José Dias
Enquanto isso, escola em funcionamento no povoado da cidade está em condições precárias
A população do povoado Malhadinha, localizado na zona rural do município de Coronel José Dias, denuncia que a obra de uma escola está parada há mais de dez anos na cidade. A obra, que teve início no ano de 2014, não foi concluída e nem apresentou avanços em sua obra nos útlimos anos, enquanto a escola municipal em funcionamento está em condições precárias.
A obra foi licitada e teve início durante a gestão do ex-prefeito Manoel Galvão, que esteve à frente da prefeitura do município durante duas gestões, porém, ao longo de seu mandato, não conseguiu terminar a escola. Em 2020, ao término de seu segundo mandato, quem assumiu a prefeitura de Coronel José Dias foi seu sobrinho, Rafael Oliveira, que foi secretário de finanças na gestão de Manoel Galvão.
A escola inconclusa deveria possuir seis salas de aula, no padrão determinado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Enquanto isso, moradores alegam que a escola em funcionamento no município, a Unidade Escolar Jorge Salustiano de Oliveira, localizada em frente à obra inacabada, não possui suporte para acomodar os alunos em boas condições, sendo inclusive cercada por arames.
A empresa Raio de Sol Construtora LTDA venceu a licitação de execução da obra e serviços de engenharia. O valor previsto para a obra era de R$1.021.956,00, e seu custo foi orçamentado em R$ 1.021.612,75. O resultado da contratação foi publicado no dia 13 de junho de 2014. Os recursos utilizados para a execução da obra são provenientes do FNDE, em conjunto com recursos do próprio município de Coronel José Dias.
O outro lado
O Conecta Piauí entrou em contato com a assessoria do atual prefeito de Coronel José Dias, Rafael Oliveira, mas até a publicação desta matéria não obtivemos retorno. O espaço está aberto para qualquer esclarecimento.