Preço do cacau dispara e ovos de páscoa vão sair mais caro este ano

A disparada do preço é resultado de uma crise de oferta global
Redação

A significativa alta no preço do cacau nos últimos 12 meses deve refletir no valor dos ovos de Páscoa em 2025. O aumento acumulado da matéria-prima chegou a 189%, com picos de até 300%, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria da Alimentação (Abia).

Foto: Reprodução
Ovos de páscoa ficam mais caros este ano com aumento no preço do cacau

Embora parte desse reajuste não seja repassada totalmente ao consumidor, a tendência é que os preços sigam os aumentos já observados na indústria de chocolates.

Nem tudo foi repassado, já que a indústria busca eficiência com mais investimentos em automação, por exemplo. Mas haverá impacto. Cada empresa tem sua política de preços”, afirmou João Dornellas, presidente executivo da Abia.

Em 2024, o preço do chocolate aumentou 11,99%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Para evitar repasses abruptos aos consumidores, a indústria tem investido em alternativas, como ovos de Páscoa com recheios de biscoitos, criando composições mais diversificadas.

Disparada no preço do cacau

A disparada do preço do cacau é resultado de uma crise de oferta global, agravada por problemas climáticos e sanitários na África, principal região produtora.

O Brasil, que foi líder mundial de produção na década de 1980, viu sua produção cair drasticamente após a praga da vassoura-de-bruxa devastar plantações na Bahia. Hoje, o país ocupa a sétima posição no ranking mundial de produtores de cacau.

O impacto da inflação nos alimentos industrializados também é motivo de preocupação. De acordo com o IPCA, os custos de produção do setor aumentaram 9,3%, enquanto a inflação dos alimentos industrializados ficou em 7,7% no ano passado.

Leia também