Prefeitura de Teresina fecha salas de vacina no recesso, mas Sesapi quer abertura

A Sesapi e o COE recomendaram aos gestores municipais que mantenham as UBSs abertas

Apesar da Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), determinou que as Unidades Básicas de Saúde (UBS), salas de vacina e parte ambulatorial dos hospitais não funcionarão no período de recesso de final de ano, mas a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) orientou nesta terça-feira (26/12), que todos os municípios do Piauí que mantenham as Unidades Básicas de Saúde (UBS), abertas.

Conforme a FMS, no período de 26 de dezembro de 2023 a 1 de janeiro de 2024, o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, também não estará aberto. Ainda segundo ao órgão, todos esses serviços reabrem na terça-feira, dia 2 de janeiro de 2024

Após a repercussão dessa decisão, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e o Comitê de Operações Emergenciais (COE), emitiram uma recomendação de que os gestores municipais mantenham as Unidades Básicas de Saúde (UBS) abertas, neste período de fim de ano para vacinação.

Foto: Reprodução
Prefeitura de Teresina fecha salas de vacina no recesso, mas Sesapi quer abertura

Confira abaixo:

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vai orientar todos os municípios do Piauí que mantenham os postos de vacinação contra a Covid-19 no final de ano. A orientação foi um dos encaminhamentos da reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE), que aconteceu nesta terça-feira (26).

De acordo com a decisão do COE, a recomendação é que os gestores municipais mantenham as Unidades Básicas de Saúde (UBS) abertas, neste período de fim de ano para vacinação. Outra determinação do comitê foi a obrigação do uso de máscaras em ambiente hospitalar, e q ue as unidades de saúde organizem o fluxo de visitas aos pacientes.

“Pedimos aos municípios do Piauí, principalmente os maiores, que promovam a vacinação nas suas UBS, para evitarmos filas de aglomeração na hora de vacinar. Todos precisam cooperar, mantendo a higienização das mãos, o uso de máscaras para aqueles com sintomas e grupos de risco e principalmente manter a vacina em dia” pontua o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz.

O Comitê orienta a manutenção dos protocolos de etiqueta respiratória, que evitam a propagação do vírus e, principalmente, que a população procure tomar às doses necessárias para proteção contra a Covid-19.

Leia também