Projeto PARKtiva promove piquenique com pacientes de Parkinson em Teresina
O evento integra as ações do Projeto PARKtiva, projeto de extensão da UESPI
RedaçãoA Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio do curso de Fisioterapia, realiza no próximo sábado, 23 de agosto, a primeira edição do Movimenta Park – Entre Passos e Afetos, uma manhã de atividades físicas, lazer e convivência para pacientes com Doença de Parkinson e seus cuidadores. O encontro será realizado a partir das 8h, no Parque da Cidadania, em Teresina.
A programação inclui uma caminhada seguida de piquenique coletivo, proporcionando um espaço de integração entre pacientes, familiares e a comunidade. A iniciativa busca promover qualidade de vida por meio da atividade física, fortalecer vínculos afetivos e incentivar práticas de bem-estar.
O evento integra as ações do Projeto PARKtiva, projeto de extensão da UESPI que oferece suporte fisioterapêutico gratuito a pessoas com Doença de Parkinson. Coordenado pela Professora Dra. Janaína Moraes, o projeto é desenvolvido no Núcleo de Biotecnologia e Biodiversidade e tem como objetivo melhorar a funcionalidade, autonomia e qualidade de vida dos participantes, por meio de atendimentos especializados e humanizados.
“Resolvemos fazer esse encontro para tirar os pacientes um pouco da rotina dos atendimentos lá no campus. Mas os atendimentos ainda são no campus da UESPI. Este é apenas um evento extra, pensado para socializá-los e proporcionar um momento de lazer e convivência”, explica a professora Janaína Moraes.
Além da caminhada, o evento terá momentos de interação e troca de experiências entre pacientes, cuidadores e profissionais. Os participantes são convidados a levar toalha, água e um lanche para compartilhar.
O Movimenta Park é mais uma ação do PARKtiva que reforça a importância do exercício físico, do contato com a natureza e do fortalecimento de laços sociais no tratamento e enfrentamento da Doença de Parkinson.